Ouro Preto – São esperados 30 guardas de Congado, Marujadas, Moçambique e Caboclos para o domingo festivo, 8/01. Os anfitriões da festa são as Guardas de Congo e de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, que sempre têm o apoio incondicional de Maurício Tizumba, o qual forjou o refrão “É ouro, é ouro,  povo preto de Ouro Preto é Ouro”. 

As festividades são realizadas com os recursos do Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Ouro Preto (Funpatri), este ano serão investidos R$ 85 mil no Reinado, os quais serão gastos com a contratação de palco, banheiro químico, sistema de sonorização, material gráfico, gêneros alimentícios e atividades culturais, como o espetáculo da quarta-feira, 4/01. O Funpatri  também financia outros patrimônios imateriais da cidade, como a Festa da Goiaba de São Bartolomeu e a Cavalhada de Amarantina. 

De acordo com o capitão da Guarda de Moçambique, Kedison Guimarães, a guarda vem se fortalecendo a cada ano com a realização do Reinado,  e como recebem muitos grupos visitantes eles também acabam tendo que “pagar a visita em outros municípios, fortalecendo a tradição congadeira e reinadeira em Minas”.

Um dos grupos que sempre vem à festa em Ouro Preto, é o Mamãe do Rosário da cidade goiana de Catalão. O sonho dos ouro-pretanos é retribuir a visita. “Quem sabe até outubro, surja um patrocinador para o transporte. Nosso sonho é ir em Goiás, para festejar com eles a festa de Nossa Senhora do Rosário e retribuir a visita”, deseja Natália Grazielly.

“Desejamos a todos um feliz e abençoado 2023 e convidamos a todos para celebrar conosco o Reinado, a Fé que Canta e Dança”, finalizou kedison Guimarães. 

Veja a programação de Hoje:

Dia 08 de janeiro – Domingo – Dia Festivo

05h – Alvorada Festiva – Saída da Escola Desembargador Horácio Andrade em direção à Igreja Matriz de Santa Efigênia.

8h – Chegada da Guardas Visitantes

9h – Cortejo – Saída da Capela do Padre Faria em direção à Mina de Chico Rei para buscar o Reinado Congo de Ouro Preto , retorno para Capela do Padre Faria.

12h- Bênção aos Congadeiros de Ouro Preto e das Guardas visitantes

12:30 – Cortejo com as imagens de Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito em direção à Capela do Padre faria

15h- Missa Conga no Adro da Capela do Padre Faria com a participação dos Congados Visitantes, Pastoral Afro- Brasileira de Ouro Preto e Grupo de Animação Frutos da África.

16h – Descendimento das Bandeiras e encerramento. 

Realização: Associação Amigos do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia; Paróquia de Santa Efigênia do Alto da Cruz, Irmandade de Santa Efigênia; Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia e Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. Agradecimentos: Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Secretária Municipal de Cultura e Turismo; FUNPATRI – Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Ouro Preto –MG, Guarda Municipal, Ouro Tran, Policia Militar. Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia do Alto da cruz; Sr.Wilson Ferreira (Juiz da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Padre Faria), Pastoral da Juventude, Pastoral Familiar, Pastoral da Criança e do Adolescente, Pastoral da Saúde ;Associação de Moradores do Padre Faria, AMAC(Associação de Moradores do Bairro Alto da Cruz), Mina do Chico Rei; Comissão Ouropretana de Folclore; todos os meios de comunicação e a Comunidade de Ouro Preto que contribuíram para realização desta festividade. 

Reportagem: Marcelino de Castro
Foto: Reinado de 2022