Na segunda-feira, 24, o Ministério da Saúde ampliou para toda população acima de 18 anos a vacinação com a dose de reforço bivalente contra a Covid-19. A recomendação visa ampliar a cobertura vacinal em todo país, além de reforçar a proteção contra a doença.
A nova medida valerá para quem já recebeu duas doses de vacinas, como esquema primário ou reforço, a pelo menos 4 meses desde a última dose. Aquele que não completou o ciclo vacinal e está com a dose de reforço atrasada também poderá se vacinar.
Qual a diferença entre as vacinas monovalentes e bivalentes?
Os principais tipos de vacinas utilizadas no combate à pandemia são chamados de monovalentes, que foram e são eficazes contra os casos graves, óbitos e hospitalizações. Contudo, elas oferecem menos proteção na redução dos sintomas das chamadas variantes, ou seja, versões do coronavírus que são derivadas de mutações, como por exemplo a Ômicron, que é diferente do vírus original. As novas vacinas bivalentes foram elaboradas para oferecer proteção extra contra as variantes do vírus e as subvariantes,que se originaram a partir de mutação. Por isso, é importante a imunização para proteção própria e, também, para proteger quem está do seu lado.
Vacinação em Ouro Preto
A Prefeitura Municipal de Ouro Preto já começou a oferecer a vacina bivalente para pessoas maiores de 18 anos, seguindo o calendário das unidades básicas de saúde. Confira o cronograma de vacinação de cada UBS:
Segunda-feira: Pocinho, Manoca, Morro Santana, Santa Cruz e Piedade
Terça-feira: Cachoeira do Campo, Antônio Pereira e Saramenha
Quarta-feira: Lavras Novas, São Cristóvão, Padre Faria, Santa Rita e Caminho Diamantes
Quinta-feira: Bauxita, Amarantina, Salto e Rodrigo Silva
Sexta-feira: Antônio Dias
Fonte: Assessoria de Imprensa
Texto: Marcelo Gonçalves / Revisão: Victor Stutz