Célio Frois, médico, matemático e professor, é natural de Belo Horizonte. Iniciou suas atividades aos 13 anos de idade como guarda mirim na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom). Aos 19 anos, tornou-se o Chefe de Gabinete mais jovem da história da ALMG, a convite do então deputado e referência em vida pública íntegra em Minas, Dr. Jorge Hannas. Naquela ocasião, contribuiu com a redação do Projeto de Lei que criou a Fundação Hemominas, hoje um dos maiores centros de referência hematológica do Brasil.
Dr. Célio Frois é membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, integra o MG Transplantes, foi diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Odilon Behrens e fez parte do corpo clínico do Hospital da Polícia Civil. Eleito em 2020 para o primeiro mandato com quase 6 mil votos, suas principais bandeiras no Legislativo têm sido a saúde, a educação e a defesa intransigente da ética e da moralidade pública. O trabalho é permanente na busca por políticas públicas efetivas e que, com consistência e marcas definitivas, possam melhorar a qualidade de vida da população. Hoje, grande parte da sua atividade médica é exercida de maneira filantrópica em igrejas e outros centros que possibilitam um atendimento humanista e propositivo.
Já no começo de seu mandato, o Dr. Célio Frois foi designado pela presidente Nely Aquino, em unanimidade com toda a mesa diretora da casa, corregedor da Câmara. Entre tantos possíveis nomes, a escolha do Doutor Célio mostrou a confiança de seus pares em sua capacidade de auxiliar, com serenidade, firmeza e discernimento, a presidência na manutenção do decoro, da ordem e da disciplina e apurar qualquer fato relativo ao exercício do mandato, em defesa da dignidade parlamentar e institucional. Seu passado como médico voluntário, conciliador, bem articulado e compreensivo foram fatores determinantes para a indicação, acolhida, positivamente, pela totalidade dos demais vereadores envolvidos com o processo de definição do corregedor.
O que um líder precisa ser? Se a junção de serenidade, trabalho, sensibilidade, exemplo, foco, empatia e obstinação representam ingredientes importantes de um ser humano, desde que utilizados para fazer o certo, esta é a hora para o Dr. Célio dar um passo além dos limites de Belo Horizonte. A sua equipe, anos depois de uma convivência diária e intensa, está sempre de prontidão para o comando que vier, uma vez que ele será dado, certamente, para que uma pessoa ou um grupo de pessoas tenham a sua vida melhorada. É o que a história nos comprova: os seus movimentos são direcionados para o caminho do bem comum.
Trabalhar na linha de frente: tem sido assim como médico, em meio à mais grave pandemia dos últimos tempos, mas também não há fuga à luta em sua função de parlamentar. Como coragem é agir com o coração, a valentia e o estudo para concretizar bons Projetos de Lei, além do melhor entendimento sobre Belo Horizonte vem sendo, desde que tomou posse, uma premissa permanente dos seus dias. No entanto, Minas Gerais está doente e um médico não recusa um paciente em situação de delicada dificuldade. Acompanhem o Dr. Célio nas redes sociais (@drceliofrois).
Dentro dos próximos meses, ele apresentará a plataforma do que considera os melhores “tratamentos” para o nosso estado, visando as atribuições que podem ser cumpridas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Enquanto isso, no período de pré-campanha, vai mostrando parte do seu repertório humano. Ele quer abraçar Minas Gerais, mas quer, sobretudo, merecer a recíproca do abraço. Conheça-o, pouco a pouco, nesta jornada. Há escolhas que fazem bem ao coração e é isto que o Dr. Célio Frois buscará demonstrar.
Por: Rafael Oliveira
Jornalista e Historiador