A Federação formada pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e a Rede Sustentabilidade (Rede), oficializaram, quarta-feira, 31/07, em convenção na sede da Escola Acadêmicos de São Cristóvão, a candidatura de Du Evangelista para prefeito de Ouro Preto e Genivaldo Ponte Nova como vice. Os partidos ainda registraram 15 candidatos a vereador, sendo cinco mulheres.
A convenção reuniu integrantes da Associação de Moradores do bairro de São Cristóvão, representantes de movimentos sociais e culturais, além de lideranças de bairros periféricos e distritos de Ouro Preto. O encontro contou com as presenças, super festejadas, da deputada estadual , Bella Gonçalves (Psol – MG) e da deputada federal Célia Xakriabá (Rede – Sustentabilidade MG).
Questionado pela nossa reportagem sobre como pretende enfrentar nomes antigos da política de Ouro Preto nesse páreo das eleições municipais, Du Evangelista disse que se sente preparado, desde quando começou sua formação como engenheiro civil, até nos atuais trabalhos como servidor público na administração do Campus da UFOP. Também tem atuado nas periferias de Ouro Preto, conversando sobre as demandas da população em seus trabalhos de base. “A primeira coisa que a gente tem notado, nesses 40 anos, é que há apenas dois grupos, disputando o poder em Ouro Preto, e foi com isso, que a cidade ficou parada no tempo. Ouro Preto é um município que tem uma arrecadação muito grande, mas que não tem distribuição de renda, a população continua muito carente,” enfatizou.
“Então, a gente pretende acabar com essa governança de mais de 40 anos com apenas dois grupos se revezando no poder. Pretendemos fazer isso com muita participação social”, explicou Du Evangelista. O candidato da federação Psol-Rede informou ainda que, além dessas duas legendas, ainda conta com o apoio do Partido da Unidade Popular pelo Socialismo (UP), que chegou a lançar candidato para presidente em 2022. Apoio das entidades sociais e culturais, como as escolas de samba e bandas de música, que têm trabalhos fortes dentro das comunidades.
Durante a convenção, Du Evangelista apresentou detalhado Programa de Governo, enfocando ações de como fazer Distribuição de Renda, Justiça e Bem Estar Social, Educação, Defesa do Meio Ambiente, Acessibilidade entre os distritos, Coleta de lixo, discussão da Lei de Uso do Solo e fiscalização. Ele comentou que “se a empresa de tratamento e distribuição de água de Ouro Preto, Saneouro fosse fiscalizada, não estaria mais atuando em Ouro Preto”, por exemplo.
A deputada estadual Bella Gonçalves disse que pretende apoiar os Projetos sociais de Ouro Preto, buscando recursos, através das emendas parlamentares. “ – Nós temos tido uma uma atuação em Ouro Preto, em defesa da Serra e Águas, fizemos uma audiência pública sobre o tema do saneamento básico e abastecimento de água, discutimos as questões da Saneouro e temos enviado emendas parlamentares para o município. É importante que o Psol se consolide nesta cidade para que a gente faça pontes tanto com os recursos, não só estaduais como os federais, para melhoria da educação, da saúde, visando fortalecer a vida da população de Ouro Preto. Também estamos construindo junto com MTST uma parceria para construção de moradias populares na cidade”, anunciou a deputada estadual Bella Gonçalves.
A deputada federal, Célia Xakriabá fez um discurso forte, criticando a privatização das águas de Ouro Preto.Falou dos trabalhos em prol da demarcação de territórios indígenas, em todo país e defendeu a discussão de uma política pública para Ouro Preto, em que o Mercado de trabalho não seja sazonal.. “ – Devemos potencializar Ouro Preto com o turismo, mas que não seja um turismo predatório com o racismo na nossa história, queremos que seja pensado um turismo que tenha a cara do nosso povo […] com músicas aqui na praça que tenha nossa diversidade cultural, porque a cultura é um importante lugar e eu tenho dito que cultura não é só o que a gente faz, cultura é o que a gente é. Política não é só o lugar onde a gente chega , é o lugar onde a gente constrói e não há como construir política sem as escutas”, enfatizou a deputada federal Xakriabá.
Por Maria Pignata
Foto: Divulgação