Mariana – O Prefeito Duarte Júnior acompanhado do Desembargador do TJMG, Caetano Levi visitaram na manhã deste sábado 13/06, o canteiro de obras da nova sede da Comarca de Mariana. O novo Fórum contará com dois pavimentos e abrangerá uma área de 2.150 m², podendo acomodar, integralmente, os profissionais do sistema judicial de Mariana. O prazo para a conclusão do Fórum foi estabelecido para julho de 2021, e as obras estão estipuladas no valor de 8 milhões de reais.
Após a visita às obras o prefeito e o desembargador concederam entrevista nos estúdios da Rádio Mariana FM.
Saiba Mais – Matéria veiculada pelo TJMG janeiro de 2019
Comarca de Mariana ganhará novo fórum
O anúncio da construção foi feito pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, janeiro de 2019. Durante visita do prefeito, Duarte Júnior, à sede do Judiciário mineiro, em Belo Horizonte.
O chefe do Executivo de Mariana estava acompanhado de uma comitiva da cidade, composta ainda pela juíza Cirlaine Maria Guimarães, da 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da comarca; dos promotores de justiça Guilherme de Sá Meneghin e Felipe Faria de Oliveira; da procuradora-geral do município, Inêz Nezalda Gomes de Lima; e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da subseção de Mariana, Marcílio Queiroz.
Durante a visita, foi definido que o município vai doar um terreno na cidade para abrigar as novas instalações. Assim, o presidente autorizou o início dos procedimentos para a contratação da obra. O prefeito Duarte Eustáquio havia oferecido ao Judiciário mineiro três áreas, e a equipe técnica do TJMG optou por uma, localizada no bairro São Cristóvão.
A construção do novo fórum irá integrar o Plano de Aceleração de Obras do Tribunal mineiro, que ganhou impulso na gestão do presidente Nelson Missias. O desembargador tem permanentemente destacado a importância de proporcionar condições de trabalho adequadas para juízes, suas equipes e profissionais do direito, para que possam atuar da melhor forma possível, “contribuindo assim para que o cidadão receba um serviço de qualidade”.
Filho de Mariana, o desembargador Caetano Levi, que participou do encontro, reafirmou também a relevância ímpar da iniciativa para a comunidade local e agradeceu ao presidente Nelson Missias pelo empenho. “Não tenho mandato político como o prefeito, mas gostaria de lhe agradecer em novo da população de Mariana”, ressaltou. O desembargador disse que no exercício da magistratura sempre buscou atuar da melhor forma possível em prol das pessoas, e que dotar Mariana de um novo fórum era caminhar no sentido de atender melhor à população da cidade.
A juíza Cirlaine Guimarães revelou também seu entusiasmo com a expectativa de uma nova sede do Judiciário em Mariana. “As instalações ali, no momento, são muito precárias, e o edifício não conta com acessibilidade. Um novo fórum é de fato um desejo antigo da comarca, medida que proporcionará melhores condições de trabalho para juízes e servidores, com impactos positivos no atendimento à sociedade”, observou.
Participaram da reunião, além disso, o juiz auxiliar da Presidência Jair Francisco dos Santos e o arquiteto do TJMG Newton de Pádua.
Fonte: TJMG