Ouro Preto – O candidato a prefeito Duarte Júnior foi o entrevistado ontem, ele respondeu a 6 perguntas, em síntese vamos apresentar as perguntas feitas pelo diário de Ouro Preto.

Sobre as ações para fortalecimento das mulheres em situação de vulnerabilidade, disse que manterá os programas que estão sendo desenvolvidos. Como inclusão produtiva pretende criar programa para 600 mulheres trabalharem 4 horas por dia e realizarem cursos de capacitação. Que em sua gestão as mulheres estarão em postos de comando, que pretende ocupar 50% das vagas com elas. Que garantirá um dia por ano para que as servidoras possam fazer exames de prevenção ao Câncer de mama. Que institui a Casa Rosa, com médicos especialistas para cuidar da saúde. 

A Segunda pergunta realizada foi sobre o Saneamento, a empresa é alvo de críticas da população. Duarte explicou que caso seja eleito vai 5% dos recursos arrecadados pela CFEM( Contribuição Financeira por Extração Mineral) serão investidos em ações de meio ambiente como revitalização de nascentes e que segundo ele esse investimento hoje fica em torno de 0,5%. Disse que o tema mais sensível para cidade é a questão da Saneouro. Que irá custear 50% do valor da conta de água, que a prefeitura fará o tratamento de esgoto e que a população não arcará com o aumento da tarifa devido ao valor do esgoto tratado.  Disse que leu o contrato da concessão, que vai restabelecer as cláusulas de caducidade e que a Saneouro, para que possa haver a rescisão do contrato e que se o saneamento será realizado pela Saneouro ou outra empresa, isso é um problema do Duarte Júnior. 

A terceira pergunta foi sobre expansão dos serviços básicos de saúde, com ampliação do número de profissionais. Resumidamente, o candidato disse que sua prioridade é a atenção primária para que haja medicamentos e que os servidores tenham condições de trabalho. Que a unidade básica de Antônio Pereira vai funcionar até as 22 horas e também aos sábados e domingos, disse que o distrito terá tratamento diferenciado porque a riqueza sai de lá e que a população sofre com a poluição do ar. Que implantará a telemedicina, com médicos da rede e que os remédios serão levados aos pacientes. 

A última pergunta da sabatina foi sobre turismo e eventos, Duarte disse que vai fazer um calendário anual de eventos apoiados pela prefeitura, em que todos os interessados poderão registrar seus eventos e que na baixa temporada a prefeitura promoverá eventos indutores.  Disse que é preciso diferenciar, eventos, de Turismo e Cultura. Para o turismo propõe que a área de estacionamento no camping, no Passa Dez, seja um grande estacionamento e receba ainda as sedes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Ele defende que os turistas devem se deslocar a pé pela cidade para fazer suas compras, o que também é positivo para os aplicativos e táxis. Que apoiará os guias de turismo e pretende remunerá-los. Propõe ainda aulas aos sábados para que os pais possam ir à escola com seus filhos. 

Por Marcelino de Castro

Foto: Marcelino Castro