Duarte Júnior lança pré-candidatura e diz que vai implantar o Tarifa Zero e buscar a solução para a Saneouro

Ouro Preto – Duarte Júnior lançou na noite desta  segunda-feira, 20/05, sua pré-candidatura  a prefeito de Ouro Preto, no XV de Novembro com a casa cheia. O evento contou com a presença do deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos), do deputado estadual Adriano Alvarenga (PP), dos pré-candidatos a vereador pelo Republicanos e por pré-candidatos de outros partidos como o PSDB.  Antes de subir para o palco cumprimentou os presentes e posou para fotos.

Duarte Júnior está com o discurso afiado, segundo ele sua campanha será de propostas, não está preocupado com a campanha difamatória que já empreendem contra ele, “podem bater, aqui é braúna”. Pediu aos opositores para conferirem no Tribunal de Contas do Estado, suas contas aprovadas como prefeito de Mariana.

Disse que quem está na vida pública tem que ouvir o povo, um prefeito não pode achar que governa sozinho como se estivesse em uma empresa privada. “Na vida pública as pessoas têm direito de dar opiniões, as pessoas tem direito a criticar, as pessoas têm direito a cobrar”.

Ele se comprometeu em implantar o tarifa Zero na cidade com 100 dias de governo, pois quem anda de ônibus é quem mais precisa do dinheiro. E emendou dizendo que não vai prometer tirar a Saneouro na canetada, mas que fará uma auditoria e que estará do lado do povo nesta causa.

“ A Saneouro é um problema sério […] esse ano há um incentivo, o poder público colocou R$ 10 milhões para conta baixar. Não vou fazer compromisso que eu não possa cumprir, nós vamos fazer uma auditoria, também nós vamos buscar soluções para minimizar os embargos. Chegar aqui e falar assim, eu vou tirar uma canetada,eu sou mentiroso,  não adianta eu dar a canetada, a empresa recorre a justiça e volta, não adianta criar expectativa aonde não pode ser cumprida, se é pra falar a verdade tem que falar a verdade, agora tem caminhos para melhorar a situação […] não pode ter ligação com a empresa, tem que ter ligação para o povo”, esbravejou.

Um dos questionamentos levantados pelo pré-candidato, foi o horário de funcionamento da UBS de Antônio Pereira, Duarte defendeu que o horário seja até as 22 horas. “Há pouco tempo cobrei[…] critiquei com o intuito de dizer é necessário fazer, entenderam que eu estou querendo briga, não eu estou falando que a partir de janeiro se eles não quiserem vai funcionar”.

Duarte Júnior questionou a colocação de Ouro Preto no ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), para ele, a cidade de Ouro Preto entre Mariana, Diogo de Vasconcelos, Acaiaca e Itabirito, deveria estar em melhor colocação, hoje a cidade está em 5º lugar. 

Uma de suas propostas é que os vereadores indiquem em suas emendas impositivas recursos para pequenas reformas de casas da população carente. “É necessário cuidar das pessoas, eu já fiz isso, eu sei como fazer”. 

Duarte Júnior finalizou seu discurso dizendo que em julho se afastará do mandato de deputado federal e vai andar toda a cidade indo de casa em casa para ouvir os problemas dos ouro-pretanos. “Aprendi com meu pai o respeito àquela pessoa mais humilde, porquê aquela pessoa mais humilde tem o mesmo valor do seu voto”. 

Para Duarte Júnior a resposta aos opositores que questionam sobre seu grupo político ele respondeu: “Hoje eu tenho a resposta para essas pessoas, porque algumas pessoas disseram assim, mas cadê o seu grupo? O meu grupo está aqui”.  E disparou “e digo aos meus opositores, que cada vez tem de bater mais em mim, aqui pode bater, podem continuar batendo […] vamos ganhar as eleições”.

Ele encerrou seu discurso agradecendo a presença dos pré-candidatos a vereadores de Ouro Preto e dos pré-candidatos de outras cidades que estiveram presentes como de Brumadinho, Santa Bárbara e Bela Vista de Minas, do seu pai e de sua esposa.

Por Marcelino de Castro