Mariana – O prefeito eleito, Juliano Gonçalves, respondendo ao questionamento do diário de Ouro Preto sobre a cobrança de pedágio na BR 356 que será duplicada com recursos da Repactuação, respondeu que a região tem que se mobilizar, juntamente com os deputados estaduais para que “não coloque esse peso no cidadão marianense, e as pessoas que moram na região dos inconfidentes já que o recurso ele veio da repactuação”.
Na próxima segunda-feira, dia 25/11, Romeu Zema, vai até Mariana para apresentar à população os andamentos da repactuação do Acordo de Mariana e a duplicação da BR 356. A cerimônia está prevista para às 9 horas, na Praça Minas Gerais.
De acordo com Celso Cota quem mais utiliza a estrada economicamente são as mineradoras. “Então a gente entende que as mineradoras têm que ser parte do custeio, a duplicação em si, já tem recursos garantidos, mas o custeio disso, se tiver que cobrar o pedágio, que o pedágio seja de certa forma compensado pelas mineradoras. Acho que vamos ter um novo embate em relação a isso, Mariana vai participar ativamente, não só o poder público mas a sociedade civil organizada”.
Celso Cota disse ainda que seu filho, “o deputado Thiago Cota, é o deputado que mais cobra a duplicação e defende que o custeio da estrada seja mantido com recursos das mineradoras que utilizam a via. “Tem que ser uma duplicação sem onerar a população do entorno, que já vem pagando esse custo há muito tempo”, concluiu Celso Cota.
Por Marcelino de Castro