As avaliações foram realizadas acompanhadas por representantes da empresa israelense
A Nano-Z, empresa israelense especializada em nanotecnologia, trouxe para o Brasil uma solução para a redução de poeira causada por grandes indústrias, entre elas, mineradoras, agroindústrias e siderúrgicas – a Ecoplataform. Para apresentar o produto, foram realizados testes em duas mineradoras – na AMG e na Anglo American -, e os resultados mostram que a redução da poeira alcançada superou os limites mínimos fixados pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).
As concentrações controladas nos dois primeiros dias estiveram abaixo dos 240 μg/m³ preconizados como padrão de qualidade do ar em território brasileiro (Resolução Conama 491 de 2018), sem a necessidade de aplicação de água.
O teste
Durante o período de quatro dias, em cada uma, as empresas escolheram uma área de 1.800m² para realizar o teste, em um trecho de pista interna por onde circulam caminhões de até 300 toneladas. Cada uma delas contratou uma empresa de engenharia especializada para medir os particulados em suspensão, para aferir a poeira causada pelos veículos em dois momentos, antes da aplicação da Ecoplatform e, depois, durante 48 horas, com a manta aplicada.
A Ecoplatform
A Ecoplatform é uma manta entrelaçada produzida com fios de fibra de coco, que tem um alto grau de absorção e retenção de água, impedindo os pneus dos caminhões pesados e veículos rodarem diretamente sobre a pista não pavimentada, reduzindo drasticamente a poeira a níveis mínimos e aceitáveis. Ele é formado por duas mantas – uma superior, por onde trafegam os veículos, com um “recheio” de filamentos de fibra de coco, e outra na parte inferior, que fica em contato direto com a via não pavimentada.
É um substrato baseado na tecnologia de biomimética feito de uma mistura única de nanomateriais e elementos ecológicos, solução verde de última geração com materiais 100% biodegradáveis e não inflamáveis. Ela promove uma redução de 85% no consumo de água destinada ao combate da poeira. Com apenas 4 litros/m² aplicados sobre o material, a superfície fica protegida por três a quatro dias (dependendo da temperatura) até nova aplicação de água, ao invés de vários caminhões pipa com milhares de litros no mesmo dia.
A tecnologia é aplicada sobre os fios da manta. Uma mistura única incorporando nanotecnologia projetada para supressão de poeira. O produto é um coletor de água inteligente para o liquido pulverizado sobre ele, assim “armazena e captura” a água por muito mais tempo, dada a tecnologia aplicada que reduz drasticamente a taxa de evaporação, mantendo assim a alta umidade do solo por longos períodos.
A Ecoplatform elimina a necessidade de usar qualquer outro revestimento ou supressor de poeira e evita a poluição do solo, lençóis freáticos, rios, córregos, áreas agrícolas e corrosão. Além disso, elimina danos ao sistema respiratório e contribui para a redução do “Custo Global da Poeira” bem como danos sociais difíceis de serem mensurados, principalmente para as comunidades que vivem ao redor da fonte geradora de poeira.
Sobre a empresa
Fundada em 2011 em Israel, a Nano-Z Coating LTD. é líder mundial em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de materiais, aplicações e revestimentos de nanotecnologia avançada. Sua missão e desafio é apresentar produtos mais modernos, com alto desempenho e custos compatíveis.
Todo o processo de P&D é realizado dentro da empresa, por um corpo técnico altamente especializado em nanotecnologia.
Além da solução Ecoplatform, a Nano-Z possui um vasto portfólio de produtos e soluções com nanotecnologia para construção civil, saúde e bem-estar, segmento automotivo, controle de vazamentos em piscinas, tanques e aplicações náuticas, anticorrosivos, proteção para vidros e cerâmica, madeira, tecidos, couro e produtos especiais para limpeza e conservação.
Todos os produtos Nano-Z Coating são baseados em matérias-primas da mais alta qualidade, e os processos de produção e instalações cumprem todos os padrões internacionais relevantes.
Atualmente a empresa vende para 16 países e iniciou seu processo comercial na América Latina com o Chile e Brasil.
Fonte: Assessoria Anglo American