Construção e reforma de escolas e oferta de metodologias inovadoras de educação fortalecem o ensino público em Brumadinho, Itabirito, Barão de Cocais, Ouro Preto, Nova Lima e Conselheiro Lafaiete
O reforço da educação pública é uma das contrapartidas para a população impactada pelo rompimento da barragem B1, em Brumadinho, e pelas evacuações em função do nível de emergência de barragens em outros cinco municípios. Desde 2019, os investimentos da Vale para reformas e construções de escolas e creches, além de programas para fortalecimento da educação, chegam a cerca de R$ 120 milhões.
As ações são definidas a partir da escuta ativa da população e da parceria com o poder público, com foco na melhoria da qualidade de vida e do bem-estar coletivo. Os investimentos somam-se às iniciativas previstas para a educação no Acordo de Reparação Integral, com valor total de R$ 37,7 bilhões.
Incentivo ao esporte e ao lazer
O fortalecimento da educação também passa pelo incentivo ao esporte e ao lazer. Em Brumadinho, Itabirito, Ouro Preto e Macacos, cinco quadras comunitárias passaram por reformas estruturais e agora podem acolher, além dos moradores, os estudantes e professores. Com o mesmo objetivo, o Trilhas do Saber Esporte e Lazer vem beneficiando, desde o ano passado, educadores e profissionais de Itabirito e Antônio Pereira ligados a projetos esportivos no contexto escolar público ou privado; profissionais de educação física e promotores de atividades físicas junto à comunidade nos territórios; professores que acreditam no potencial do brincar como elemento de diálogo e transformação social; treinadores que atuam de forma empírica com esporte em suas comunidades; e jovens que possuem perfil de liderança e interesse nas atividades de lazer e esporte. Por meio de tutoriais e ciclos de formação, o projeto aborda temas como paciência, respeito, solidariedade e honestidade; gestão de projetos e captação de recursos; e fortalecimento de redes.
Fonte: Assessoria Vale