Ouro Preto – A Federação Brasil da Esperança do Município de Ouro Preto, composta pelos Partido dos Trabalhadores(PT), Partido Verde (PV) e PCdo B confirmaram neste domingo, 21/07, durante a convenção partidária a candidatura do prefeito Angelo Oswaldo e Regina Braga para concorrem à prefeitura de Ouro Preto. O deputado Reginaldo Lopes, relator da reforma tributária na Câmara Federal, participou do evento e após posou com os candidatos a vereadores do PT. Foram escolhidos 96 candidatos a vereadores, dos partidos PSD, PSB, Avante, Agir, Solidariedade, PDT, PP, PT, PV e PCdo B. 
O deputado estadual Leleco Pimentel e o federal Padre João (PT) enviaram um vídeo de apoio à candidatura a reeleição. A convenção começou as 14 horas e foi encerrada às 17 horas.

O deputado federal, Reginaldo Lopes (PT), frisou a importância das mulheres na política

Regina Braga começou dando o tom da campanha, falou da evidência das mulheres na política e, entre outras ações as várias obras de asfaltamento realizadas no município que melhoraram o acesso dos principais distritos ao Centro de Ouro Preto.

A vice-prefeita, Regina Braga destacou as vitória da gestão que conquistou o asfaltamento da estrada de Engenheiro Corrêa, custeada com recursos da Vale. Ela também destacou o calçamento para Antônio Pereira, disse que esteve com Angelo Oswaldo 51 vezes no distrito e disparou falou que conhece todos os cantos da cidade e as famílias, que não são “aventureureiros”, se referindo ao pré-candidato do Republicanos Duarte Júnior. 

Regina Braga frisou a importância de compor a chapa para que a cidade tenha mais mulheres no comando, ela desejou sucesso às candidatas. Lembrou que na história política da cidade poucas mulheres ocuparam uma cadeira na Câmara.  Lembrou de locais que vinham enfrentando esses problemas há cerca de cem assim”. “Fui vereadora durante 20 anos. Nós conhecemos Ouro Preto, nós conhecemos as familias de Ouro Preto. Quem é doido de entregar essa cidade a aventureiros, disse no calor de um discurso que termina com “Viva Ouro Preto!”

Regina Braga se emociou quando falou da chegada do asfalto ao distrito de Engenheiro Corrêa Foto: Mateus França

O Prefeito Angelo Oswaldo também enfocou seu discursos na larga experiência na política e apresentou seus diversos cargos públicos, entre eles no Ministério da Cultura do Governo Lula, numa breve biografia política. Disse que encontrou uma Prefeitura desorganizada, desmantelada e alguns serviços essenciais paralisados como a Santa Casa ,que estava sob intervenção. A Casa de Saúde, apesar de não ser da Prefeitura, é o único hospital que atende ao SUS em Ouro Preto. O prefeito relatou ainda o grande enfrentamento com as mineradoras e os recursos que o Município irá receber, em compensação. Serão 57 milhões da Vale e 80 milhões da Samarco ,destes, metade anunciados para o Distrito de Antônio Pereira.

Angelo Oswaldo lembrou que pegou a cidade desorganizada, que ainda tiveram que vencer a pandemia. “O povo reconhece que nós estamos no rumo certo, são conquistas amplamente positivas para nossa comunidade, na cidade, nos bairros e distritos […] nós temos que avançar mais, já cumprimos metas na saúde. Nós consolidamos a atenção primária, agora vamos partir para as complexidades. Vamos aprimorar aperfeiçoar os serviços de saúde de Ouro Preto, garantindo tratamento em Ouro Preto, para não termos que levar toda hora os nossos pacientes para Belo Horizonte, ou para outras cidades. Queremos consolidar uma atenção secundária mais eficiente de Ouro Preto depois de termos conquistado um alto padrão na versão primária”. 

O prefeito ressaltou que um de seus objetivos no próximo mandato é ampliação de vagas em creches, destacando que é a primeira escola, “assim nós vamos também ter um programa importante para a educação”.

Ele pretende investir mais no desenvolvimento social, garantindo empregos que mudem a realidade das pessoas em situação de vulnerabilidade. “Garantido também emprego de qualidade para as pessoas através de desenvolvimento econômico e, desenvolvimento econômico, sem o social é apenas um inchaço e nós queremos um crescimento da qualidade social e essas são as metas básicas do nosso governo”.

Angelo Oswaldo ressaltou seu compromisso com as tarifas públicas como água e transporte público. Ele ressaltou ainda que há uma expectativa de que a cidade receba os recursos da repactuação do acordo de Mariana. Angelo Oswaldo frisou que conquistou R$ 57 milhões da Vale e R$ 80 milhões da Samarco que estão sendo investidos em obras que atendam às comunidades diretamente impactadas como Antônio Pereira e Engenheiro Corrêa. Angelo Oswaldo encerrou seu discurso dizendo que a “onda verde ” vai se espalhar pela cidade e que todos da coligação devem sair pelas ruas pedindo o voto de cada ouro-pretano. 

Com a realização das convenções os partidos devem apresentar amanhã os nomes para a Justiça eleitoral, que comunica a Receita Federal os nomes homologados, para que sejam abertas as contas das candidaturas. A campanha só pode ser feita a partir do dia 16 de agosto.

Por Marcelino de Castro e Maria Pignata
Fotos: Marcelino de Castro e Mateus França