No próximo fim de semana, a cultura e o artesanato de Itabirito estarão representados em Belo Horizonte. Quatro ateliês e uma associação de artesãos que integram a Rede Criativa de Itabirito vão expor e comercializar seus produtos na edição especial de Dia das Mães da Feira do Memorial, que acontece nos dias 30 abril e 1 de maio, da partir das 10h, com entrada gratuita. O objetivo do evento é estimular a arte e a criação regional, incentivar a economia criativa, dar visibilidade aos empreendedores e promover o contato entre artesãos e o público.

Proprietária do ateliê Favo de Mel – que oferece produtos artesanais à base de mel, própolis e pólen – e integrante da Rede Criativa de Itabirito, Ana Nonato participará do evento pela segunda vez. Segundo ela, é uma oportunidade para alavancar as vendas e levar o nome de Itabirito a pessoas de diferentes lugares. “Na edição de Natal, vendi em dois dias mais do que costumo vender em um mês. Espero superar esses números na próxima edição”, afirma.

Ana Nonato, da Favo de Mel, e outros três integrantes da Rede Criativa de Itabirito participarão da próxima edição da Feira de Arte e Design do Memorial Vale, em Belo Horizonte.

Esta será a terceira feira da qual Ana e outros integrantes da Rede participam somente neste ano. No dia 7 de abril, o grupo esteve no Encontro da Associação Mineira de Municípios, em Itabirito, com produtos de artesanato, gastronomia e serviços turísticos. No dia 10, foi a vez de expor na Feira Mercado Charme Chic, que reuniu centenas de pessoas no Museu Histórico Abílio Barreto, na capital mineira. “A visibilidade aumenta muito quando participamos de ações como essas. Muitos pegam o contato e, mesmo que não compre naquele dia, me procuram depois para efetuar a compra. O movimento nas redes sociais também aumenta bastante”, explica.

No dia 7 de abril, a Rede Criativa de Itabirito participou no Encontro da Associação Mineira de Municípios, em Itabirito.

Alguns produtos expostos pela empreendedora são resultado de uma parceria com a ceramista Gabriela Menezes, que também integra a Rede. “A linha Barro Mel une a apicultura e a cerâmica. Juntamos conceitos, cores, aromas e signos de ambos os universos por meio de produtos que dialogam com a sustentabilidade”, explica.

Gabriela Menezes é artista plástica que desenvolve peças decorativas e utilitárias em cerâmica e madeira.

As duas se conheceram no Projeto de Desenvolvimento Territorial e Transformação Social de Itabirito – uma ação da Vale em parceria com a empresa Raízes Desenvolvimento Sustentável. Elas e os demais participantes do projeto fazem parte da Rede Criativa de Itabirito, criada em 2021, ao longo da etapa de formação. “Foi um movimento orgânico, como resposta a uma necessidade dos próprios empreendedores de criarem conexões potentes e de fortalecerem as cadeias produtivas locais”, explica Jussara Rocha, coordenadora do projeto pela Raízes.


Apoio e incentivo ao empreendedorismo

Ana Nonato e Gabriela Menezes estão entre os 14 empreendedores com negócios incubados pelo projeto. Desde setembro do ano passado, o grupo recebe aporte financeiro, assessoria individual e formação em temas como sobre associativismo, gestão, legislação, economia e finanças, planejamento, comunicação e trabalho em redes. A proposta é impulsionar o desenvolvimento econômico e gerar mais emprego e renda para a população, por meio da formação e qualificação dos empreendedores locais.

Além disso, o Projeto Desenvolvimento Territorial e Transformação Social de Itabirito busca ampliar a visão de independência da mineração, explorando outras potencialidades regionais, principalmente nas áreas de Cultura, Turismo e de Agroecologia. Em outra frente, o projeto atua com o fortalecimento da governança local, oferecendo apoio e mentoria a associações comunitárias e setoriais.

Nas etapas anteriores, que tiveram início em fevereiro de 2020, o projeto identificou os potenciais da cidade, com o apoio de stakeholders locais, e ofereceu formações específicas para cada área, com cursos de capacitação para fortalecimento institucional de organizações coletivas e comunitárias e desenvolvimento da economia de cultura, turismo e da agroecologia. Os integrantes dos 31 empreendimentos participantes tiveram acesso a conteúdos como gestão, empreendedorismo, desenvolvimento de projetos, comunicação digital, inovação e sustentabilidade. “Participar desse projeto foi maravilhoso, me fez encarar com outros olhos o meu negócio. A incubação me permitiu crescer muito, sem ela não teria os resultados que tenho hoje”, conclui Ana.


Conheça os empreendedores que estarão na Feira do Memorial da Vale

Ateliê Gabriela Menezes Art.:
Artista plástica que desenvolve peças decorativas e utilitárias para uso culinário em cerâmica e madeira.

Favo de Mel: 
Atua na produção de mel e seus derivados e conta com uma coleção de velas artesanais e objetos de mel e barro produzidos em parceria com a ceramista Gabriela Menezes

Associação de Artesãos de Itabirito:
Desenvolve produtos artesanais diversos em crochê, tecido, fuxico e bonecas de pano.

Memória de Agulha 
Realiza trabalhos em bordado, patchwork, bainha aberta, amigurumis, macramê e filtros de sonhos.

A João :
Marca de moda agênero com a proposta de fortalecer a causa da igualdade racial e equidade de gênero.

Serviço Feira de Arte e Design do Memorial Vale

30 de abril: 10h a 17h
1 de maio: 10h a 15h30
Endereço: Praça da Liberdade, 640 – Savassi, Belo Horizonte
Entrada gratuita

Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale