Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto
O inverno chegou e, com o frio e a baixa umidade do ar, as pessoas necessitam ter cuidados especiais com a saúde. Em todo o estado, o registro de atendimentos dos casos de Síndrome Respiratória vem aumentando, e em Ouro Preto a situação não é diferente. Quem faz o alerta é o secretário de Saúde, Leandro Moreira, em entrevista ao Diário de Ouro Preto.
Diário de Ouro Preto – Como estão os atendimentos às pessoas com síndromes respiratórias, hoje, no município?
Leandro Moreira – Com a chegada do inverno e a queda da temperatura, percebemos em nossas Unidades de Saúde uma procura significativa e pessoas com sintomas respiratórios. Há também um aumento no número de casos positivos para o COVID. O que percebemos de imediato, é que as pessoas que positivaram nos últimos dias estão estáveis, poucas necessitaram de internação. De qualquer forma, devemos ficar em alerta porque uma multiplicação rápida pode nos obrigar a tomar medidas mais restitivas.
Diário de Ouro Preto – O que a população precisa fazer para reduzir a propagação de doenças?
Leandro Moreira – É necessária a participação da população neste momento. É preciso que todos mantenham os cuidados básicos como lavar as mãos, uso de álcool sempre que houver contato direto com pessoas ou com superfícies, manter o distanciamento de mais de um metro sempre que possível e, o mais importante: as pessoas que estão com sintomas respiratórios devem fazer uso de máscara para não propagar o vírus.
Diário de Ouro Preto – Quando o uso de máscaras é obrigatório ou recomendado?
Leandro Moreira – Nesse momento, em Ouro Preto, nas Unidades de Saúde, em qualquer situação o uso de máscara é obrigatório. Em ambientes fechados, o uso de máscara é recomendado, mas quem estiver com sintomas respiratórios deve usá-la para reduzir a cadeia de transmissão.
Diário de Ouro Preto – Qual a situação dos atendimentos nas Unidades de Saúde de Ouro Preto? Há testes de COVID disponíveis para todos?
Leandro Moreira – Há sim, mas é importante lembrar que os testes estão sendo oferecidos para as pessoas que se enquadrem no protocolo do Ministério da Saúde, ou seja, a partir do 5º dia com sintomas. Antes disso, a testagem não é indicada pois pode incorrer em resultados equivocados, falso-negativo ou falso-positivo. Também pedimos a compreensão da população pois, se há aumento de procura pelos serviços de Saúde, automaticamente, há também um aumento do tempo de espera pelos atendimentos.
Diário de Ouro Preto – Como anda a campanha de vacinação em Ouro Preto?
Leandro Moreira – Precisamos ainda caminhar com a vacinação para o COVID, pois se hoje a maioria dos casos positivos são estáveis, sem grandes complicações, isso se deve à vacina. Recentemente, as pessoas acima de 40 anos passaram a ter a indicação de uma 4ª dose, os adolescentes ganharam o direito à 3ª dose e precisamos avançar com essa cobertura vacinal. Portanto, precisamos precisamos evoluir com as doses de reforço, com a imunização de crianças de 5 anos também e dos adolescentes de 12 a 17 anos. Nosso cronograma vacinal vem sendo divulgado diariamente e, para mais informações, as pessoas devem entrar em contato com a Unidade de Saúde mais próxima das suas residências.
Vacina contra Gripe
Leandro Moreira informou que a vacina contra a gripe está liberada a todos com idade acima de 6 meses, enquanto durarem os estoques. Informações sobre a disponibilidade também devem ser buscadas nas Unidades de Saúde: “Vacina salva vidas e evita complicações de doenças”, disse o secretário municipal de Saúde de Ouro Preto.