Merece aplausos, a comunidade da Escola Municipal Alfredo Baeta pela manutenção desse templo do saber. São inúmeras mãos, idéias e intensa devoção à causa da educação ouro-pretana. 

Instalada no dia 9 de novembro de 1920, mesmo com tantas alterações nas leis, métodos e suportes educacionais, bem como, na vida social, cultural e política, a escola se mantém viva, frutificando e espalhando suas sementes pelas muitas trilhas daqueles que a frequentam. Tem sido assim e acredita-se que permanecerá nessa distribuição do conhecimento, por muitos e muitos anos.

Um estabelecimento de ensino de qualidade, só dura 103 anos por haver antes de tudo um grande amor pela escola, responsabilidade, união e respeito por todos os membros que a compõe, especialmente, os alunos. Visto que sem eles, a escola não cumpriria a finalidade para a qual foi idealizada e instituída. 

Ao instalar a escola no Bairro Cabeças, o Doutor Alfredo Teixeira Baeta Neves, com o seu olhar futurista de grande educador e político, cujo trabalho visava, sobretudo, beneficiar o ensino no município de Ouro Preto, propiciou inúmeras benécies aos moradores do citado bairro e seus arredores, entre os quais cita-se o Bairro São Cristóvão, o Campo Raimundo, a Água Limpa, Rosário e outros. Fato este observado desde a sua fundação e perpetuado pelas equipes de educadores ao longo do tempo.  

Seus alunos e ex-alunos, relembram saudosos as peripécias vivenciadas ao longo dos anos que frequentaram a escola. Quanta beleza, festas, cantigas, brincadeiras e gostosas gargalhadas! 

Pelos dizeres dos diretores, professores, funcionários, alunos, alunas e demais membros da comunidade escolar, pode-se afirmar que a escola sempre foi um lugar inesquecível em todos os tempos. 

Parabéns a todos os seus integrantes. Que as forças do bem permaneçam guiando seus caminhos. E São José, seu Patrono, continue intercedendo a Deus pela escola e todos os seus integrantes. 

Parabéns Escola Alfredo Baeta.

Ouro Preto, 8 de novembro de 2023.

Maria Neves.