O programa funciona nos fundos da Escola com auxílio dos docentes e das crianças do ensino fundamental

A Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Agropecuária, entregou nesta terça-feira (19) o projeto “Horta em casa” na Escola Municipal João Castilho Barbosa, localizada na Barra. O programa visa parcerias com as escolas para ajudar na alimentação e aprendizagem dos alunos.

O projeto iniciou em janeiro de 2023 com apoio do engenheiro agrônomo Paulo Márcio e sua equipe de colaboradores da Secretaria de Agropecuária. O programa começou no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Padre Faria e, através da demanda de uma das regiões mais populosas do Município, expandiu para o CRAS de Antônio Pereira e, agora, acontece na Escola Municipal João Castilho Barbosa.

Marco Antônio de Freitas, secretário de Agropecuária, participou do evento e comentou sobre o projeto: “Hoje estamos na Escola Municipal João Castilho Barbosa, a primeira instituição que está recebendo esse projeto”, declarou.

O secretário também reiterou que, para levar o projeto para outras escolas, precisa contar com mais pessoas colaborando porque a Secretaria possui limitações. Mas destaca que, no momento, o foco é “dar a manutenção devida para todos do projeto, dar instruções de como plantar, semear e todo o acompanhamento. Faremos  visitas nas casas para o acompanhamento, e cartilhas de instruções para as famílias”, afirmou.

A professora Débora Fernandes da Silva disse que uma das maiores preocupações é com a alimentação dos alunos, que antes ela considerava não muito saudável. Com isso, a docente decidiu criar a horta para ajudar na alimentação dos alunos e na aprendizagem. “Minha intenção é que os alunos aprendam a plantar, cultivar, hortaliças e legumes. Comecei em 2001 e, desde então, venho com eles aqui na horta, ensino a preparar a terra, os canteiros”, disse a professora.

O funcionário da Secretaria, José Osvaldo Xavier, destacou a satisfação em ajudar a docente a ensinar os alunos na plantação e na limpeza da horta, que ajuda na merenda das escolas com uma alimentação livre de agrotóxicos. As crianças também podem levar para casa as mudas para plantio.

Por: Warley Josafá – Assessoria Prefeitura de Ouro Preto