A comunidade escolar de Itabirito ganhou um aliado no processo de aprendizagem. A partir deste mês, professores e alunos das escolas municipais Antônio Toledo Sobrinho, Laura Queiroz, Padre Antônio Cândido e Ribeirão do Eixo terão acesso a um conjunto de estratégias inéditas em Minas Gerais, desenvolvidas para estimular a inovação, a criatividade, a resolução de problemas e a diversão na sala de aula. O Trilhas do Saber Aprendizagem Criativa é uma iniciativa da Vale que utiliza o Programa de Aprendizagem Criativa da Faber-Castell e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Itabirito.
Lançada em 2018 pela Faber-Castell, a metodologia usada no projeto já impactou mais de 10 mil alunos em vários estados do Brasil. Em um ambiente repleto de criatividade e com acesso a materiais como tecidos, botões e lápis de cor, as crianças serão estimuladas a desenvolver projetos conectados aos conteúdos curriculares. “Essa metodologia favorece o desenvolvimento de uma série de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo a principal delas a própria criatividade. Também serão trabalhados o pensamento crítico, o trabalho em equipe e o uso significativo, reflexivo e ético da tecnologia”, explica o Analista de Desenvolvimento Social da Vale, Felipe Faria.
Para que as equipes pedagógicas das escolas atuem como facilitadores do processo, elas receberão formação e acompanhamento durante três anos. “Além disso, vamos envolver os familiares dos alunos. Acreditamos que, dessa forma, a aprendizagem será potencializada”, completa Faria.
A ideia é transformar as salas de aula em micromundos de aprendizagem, onde os alunos podem explorar a criatividade e expressar suas ideias de diversas formas. Imersos em uma Floresta Encantada ou em uma Exploração Submarina, com os mais variados recursos para criar e aprender, os alunos participam ativamente do processo de aprendizagem, tendo o professor como um parceiro e mediador. “Entendemos que a criatividade é uma habilidade fundamental para as pessoas no mundo atual e, por meio do programa, instrumentalizamos e estimulamos esse pensamento criativo de forma estruturada nas crianças, preparando-as para lidar com desafios e serem bem-sucedidas na vida pessoal e profissional”, explica Bruna Tedesco, Diretora de Inovação e Novos Negócios da Faber-Castell Brasil.
Trilhas do Saber Esporte e Lazer
O Trilhas do Saber também atua para o fortalecimento das práticas de Esporte e Lazer em Itabirito. Lançada em agosto em parceria com o Sesi, a iniciativa beneficia educadores e profissionais que atuam no atendimento direto a projetos esportivos no contexto escolar público ou privado; profissionais de educação física e promotores de atividades físicas junto à comunidade nos territórios; professores que acreditam no potencial do brincar como elemento de diálogo e transformação social; treinadores que atuam de forma empírica com esporte em suas comunidades; e jovens que possuem perfil de liderança e interesse nas atividades de lazer e esporte.
Por meio de tutoriais e ciclos de formação, o projeto aborda temas como paciência, respeito, solidariedade e honestidade; gestão de projetos e captação de recursos; e fortalecimento de redes. Para se inscrever em uma ou mais frentes do Trilhas do Saber Esporte e Lazer, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail csaude@fiemg.com.br ou pelo telefone (31) 97138-6475.
Plano de Compensação e Desenvolvimento
Os projetos Trilhas do Saber Aprendizagem Criativa e Esporte e Lazer estão alinhados com as ações do Plano de Compensação e Desenvolvimento da Vale para Itabirito, elaborado com a participação da população local. Na esfera da educação, integram as iniciativas do plano, a revitalização de quadras e escolas –foram sete escolas reformadas nos últimos dois anos. “Acreditamos que o fortalecimento da educação vai além da construção de equipamentos de educação. É preciso oferecer às comunidades ferramentas que gerem um desenvolvimento social duradouro. Por isso, a Vale tem investido e realizado ações e projetos estruturantes com foco no bem-estar e qualidade de vida das pessoas”, explica Maykell Costa, Gerente de Educação e Saúde na Vale.
Outras importantes entregas voltadas para as áreas de lazer, educação e cultura foram a doação de mobiliários e equipamentos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a reforma da Sala de Educação Ambiental no Parque Ecológico do município e a revitalização da Praça 1 de maio, importante espaço de lazer para as famílias de Itabirito.
Fonte: Assessoria Vale