O governador Romeu Zema anunciou nesta quinta-feira (7/5) a liberação de mais 368 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), da rede SUS, em hospitais de todas as regiões do estado.

O aporte de unidades de saúde intensiva é fruto de um esforço conjunto, organizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), junto aos municípios, com apoio e recursos da iniciativa privada e também municipais, estaduais e federais.

“Estamos aqui trabalhando firmes e hoje anuncio a entrega de mais 368 leitos de UTI’s em Minas Gerais, sendo mais de 90% no interior. Estamos mapeando todos os leitos de UTI desativados em toda rede hospitalar do Estado, ou leito de UTI em que faltavam equipamentos e concluímos uma etapa desse trabalho”, disse o governador.

A partir da apuração e identificação de possibilidades, a força-tarefa recuperou e disponibilizou leitos que vêm somar ao esforço do Estado em preparar a rede hospitalar para enfrentamento à pandemia da covid-19. “Apesar de estarmos com a pandemia bem controlada em Minas, é sempre bom se preparar para uma situação mais grave. Não sabemos o que pode acontecer. E eu não quero que falte leito para nenhum mineiro. É para isso que estamos trabalhando”, afirmou Zema.  

Regiões

Os 368 leitos recuperados estão nas seguintes macrorregiões de Saúde:  Centro, Centro Sul, Leste do Sul, Noroeste, Norte, Oeste, Sudeste e Sul. “Essa ampliação já organiza bastante o fluxo de atendimento para a covid-19 neste momento, evitando que outros atendimentos em UTI deixem de ser realizados”, avalia a superintendente de regulação da SES, Diana Martins Barbosa.

Com o incremento anunciado hoje, a SES dispõe de 11.967 leitos clínicos e 2.381 leitos de UTI na rede pública. Ainda estão previstas novas ampliações nos próximos dias.

Taxa de ocupação

Até o momento (7/5), são 136 pacientes internados em leitos de UTI, em decorrência da covid-19, ou por suspeita da doença e a taxa de ocupação está em 6%.

Em relação aos leitos clínicos, são 486 pessoas internadas por causa da covid-19, ou por suspeita da doença e a taxa de ocupação está em 4%.

A taxa de ocupação geral de leitos de UTI está em 63% e de leitos clínicos está em 66%.


Crédito (foto): Gil Leonardi/Imprensa MG