Ouro Preto – A Estrada da Purificação é a condicionante 57, para o retorno das operações da Samarco, a via já está calçada está na etapa final de conclusão. As atividades foram suspensas pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (IPHAN), por vestígios arqueológicos encontrados no percurso.
O vereador Vander Leitoa, majoritário em Antônio Pereira, fez na terça-feira, 24/10, indicação para que seja implantada linha de ônibus direto de Antônio Pereira para Ouro Preto. Ontem ele informou ao diário de Ouro Preto que o IPHAN havia suspendido a obra, entramos em contato com o instituto e com a Samarco que enviaram as notas abaixo:
Nota do IPHAN
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informa que as obras da estrada da Purificação foram temporariamente suspensas devido à identificação de bens arqueológicos na área. O Iphan solicitou a apresentação de um projeto de pesquisa arqueológica que contemple metodologias relacionadas ao monitoramento, prospecção e resgate arqueológico.
Tal posicionamento técnico visa à proteção do patrimônio arqueológico, em respeito à legislação vigente e, principalmente, dar celeridade aos procedimentos relacionados às pesquisas arqueológicas na obra em questão, bem como garantir a realização dos métodos adequados à preservação do patrimônio.
Nota da Samarco:
A Samarco informa que a obra na estrada da Purificação, que liga o distrito de Antônio Pereira ao bairro Morro de São João, em Ouro Preto, encontra-se em fase final. Alguns pontos no local estão sendo avaliados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A empresa reafirma seu compromisso com a conclusão da obra a fim de assegurar que a estrada seja uma benfeitoria segura e sustentável para a população residente na região, visitantes e turistas, proporcionando melhor condição logística e fomento ao desenvolvimento do turismo na região.
Por Marcelino de Castro
Foto do dia 01/10 na fase final de calçamento