Áudio pode ser acessado gratuitamente
O percurso sonoro “Passos de Mariana: A cidade em vias sonoras” convida todos a percorrerem a Primaz de Minas. O material foi desenvolvido pelos estudantes da disciplina de Linguagem Sonora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e pelo professor Felipe Viero, com o apoio técnico do servidor Thiago Caldeira.
A ideia do projeto é que, com celular e fone de ouvido, moradores e turistas possam percorrer pontos importantes da cidade enquanto escutam os áudios correspondentes.
O percurso tem início no Seminário Arquidiocesano São José e passa por mais depois de dez locais até chegar ao último ponto: a Igreja Nossa Senhora do Rosário. O “Passos de Mariana” traz, ainda, duas visitas extras que podem ser realizadas em dias e horários específicos: a Feira Noturna, que ocorre às quintas-feiras na Praça dos Ferroviários, e a Feira Municipal, que acontece aos sábados pela manhã no Centro de Convenções.
O professor Felipe conta que, além de proporcionar aos estudantes da disciplina o exercício da produção sonora de modo criativo e lúdico, a iniciativa também representa uma oportunidade para que conheçam melhor a cidade onde eles moram e estudam. O projeto se expande quando é disponibilizado gratuitamente em plataformas de podcast. “O conjunto de áudios pode, ainda, oferecer uma oportunidade para habitantes e turistas que, a partir de nosso percurso, possam encantar-se com a cidade, tal qual pudemos ao longo de nossa produção”, afirma o docente.
“Passos de Mariana: A cidade em vias sonoras” está disponível no Spotify: https://bit.ly/42K422R
Fonte: Assessoria Ufop
Foto: Tuila Dias/ Arquivo Ufop – ICSA