Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

Nesta terça-feira, 18 de outubro, estudantes, professores e demais servidores da Educação do país inteiro voltam às ruas para o “Ato Nacional contra o Confisco de verbas da Educação”.

Em Mariana, MG, a manifestação acontecerá a partir das 16 horas em frente ao ICSA, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (Rua do Catete, 166, Mariana, MG). Dali, os manifestantes seguirão em passeata rumo ao ICHS, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.

A mobilização nacional ganhou força com a publicação do decreto nº 11.216/22 que determinou o bloqueio de verbas da educação no orçamento do MEC. Porém, após forte pressão popular, o ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou o recuo da decisão e estorno parcial dos recursos.

Apesar disso, diante de um cenário de incertezas, assembleias de classe foram realizadas por todo o país entre os dias 10 e 17 de outubro, e os estudantes e servidores decidiram sustentar o ato contra os sucessivos cortes orçamentários que atingem diretamente as universidades, institutos de formação profissional e tecnológica e bolsas de pesquisa para estudantes de mestrado e doutorado.