Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto
Tadeu Franco é cantor ilustre da segunda boa safra do Clube da Esquina. Ele acaba de criar, em parceria com o músico Neo Andrade, uma canção dedicada àquele que apresentou ao mundo “os tons, os mil tons e os sons geniais” das Gerais.
Na novíssima canção, ainda não oficialmente lançada, Tadeu e Neo traçam um paralelo entre a história de luta do líder do movimento pela independência da Índia, Mahatma Gandhi, e a trajetória de Milton Nascimento que, ao completar 80 anos, anunciou que vai deixar os palcos e está realizando sua última turnê.
Certeira a comparação, pois ambos, Gandhi e Nascimento, são pessoas inquestionavelmente diferentes, iluminadas, que alcançaram um plano inatingível para a maioria de nós da espécie humana. São desterrados (Exul) que nunca perderam as raízes ou deixaram de lutar pela libertação de seu povo, da sua gente.
Segundo os autores, que nos presentearam com essa prévia exclusiva, *EXUL pronuncia-se EZUL. Eles ainda estão em estúdio, outros instrumentos vão ser inseridos na gravação antes da versão final ser lançada.
ÁUDIO – MAHATMA BITUCA (OUÇA A CANÇÃO EM PRIMEIRÍSSIMA MÃO AQUI)
MAHATMA BITUCA (T.Franco/N.Andrade)
Exul percorre
Mahatma Bituca
Apelido de parto
É nascimento
Quando surge
O poder da criação
Melodia é o som
Em movimento
Que atende pelo nome
De canção
Grande alma
Entre tantas almas boas
O chamado Mahathma
Do bem
Batizado pelas vazantes
Lagoas
Pela ordem
De uma força do além
Bendito o sal
De todos os suores
Ao trabalhar o som
De cada dia
E alcançar distantes
Arredores
Sobre o tapete exul
Da harmonia.
Foto: Redes Tadeu Franco