Ouro Preto – A chegada do ano eleitoral traz consigo a curiosidade sobre o cenário político. Nesta semana foi realizada uma pesquisa de opinião na sede e nos distritos de Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Santo Antônio do leite, Lavras Novas, Santa Rita, Glaura, Amarantina e Rodrigo Silva, para saber a intenção de votos para as eleições municipais de 2024.
A pesquisa de opinião foi contratada pelo Diário de Ouro Preto e realizada pelo Instituto Galilé, entre os dias 11 e 14/12/23. Foram ouvidas 400 pessoas. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro: 5%.
O diferencial da pesquisa é a inclusão do nome do ex-prefeito de Mariana, Duarte Júnior, quando os entrevistados foram perguntados se “O eleitorado de Ouro Preto votaria em um político que fez carreira em outro município?” 55% disseram que sim e 45% disseram que não. Este dado mostra que seria viável uma possível candidatura de Duarte Júnior em Ouro Preto.
No primeiro cenário estimulado o prefeito Angelo Oswaldo lidera com 24%, em segundo lugar estão os votos em branco com 19%, em terceiros estão os votos nulos com 17%, em quarto lugar aparece o ex-prefeito de Mariana, Duarte Júnior com 13%, logo após tem José Leandro empatado com Eduardo Evangelista, ambos com 10%, Júlio Pimenta completa a lista com 7%.
A pesquisa aponta que Eduardo Evangelista está consolidado como candidato, pois ele aparece novamente com 10%, mesmo percentual que Zé Leandro, que já foi prefeito por 3 vezes. A pesquisa mostra que há um movimento em busca de candidatos novos.
No segundo cenário estimulado os votos em branco e os indecisos estão empatados em primeiro lugar com 17% cada um. Em seguida aparecem Angelo Oswaldo e Regina Braga empatados em segundo lugar com 16%. Em terceiro lugar está Duarte Júnior com 10%, seguido de Júlio Gori com 7%. Em quinto lugar está Eduardo Evangelista com 6%, que está empatado com Zé Leandro também com 6%. Júlio Pimenta aparece com 4% e o professor Rogério Fernandes tem 1% das intenções de votos.
Este cenário mostra a força da vice-prefeita, Regina Braga, empatada com Angelo Oswaldo em primeiro lugar e a força de Júlio Gori, que é um apoio importante para os candidatos de oposição.
Nos cenários sem a presença dos ex-prefeitos Júlio Pimenta e Zé Leandro não há migração dos votos, ampliando o número de votos brancos, nulos e indecisos. O prefeito Angelo Oswaldo por ser mais conhecido cresce.
No cenário sem Júlio Pimenta e Zé Leandro, Angelo Oswaldo aparece com 37%, Duarte Júnior com 23%, Indecisos, Brancos e Nulos com 21% e Eduardo Evangelista com 19%.
No grau de certeza do voto, mais da metade da população ainda pode mudar de voto, sendo os atuais candidatos pesquisados, ou com algum nome diferente que tenha condições de vitória.
Na Avaliação do governo Angelo, 25% dos entrevistados disseram que é bom ou ótimo, 45% acham que é regular e 30% avaliam como ruim ou péssimo.
Na rejeição o prefeito Angelo Oswaldo aparece em terceiro lugar com 29%, Júlio Pimenta tem 56%, seguido de José Leandro com 37%. Eduardo Evangelista tem 19% e Duarte Júnior tem a menor 18%.
Por Marcelino de Castro