A UFOP oferece 100% das vagas para os cursos presenciais de graduação no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que é uma das principais iniciativas do Governo Federal para democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil, e permite que estudantes de todo o país concorram a vagas em universidades públicas usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com a criação do SiSU em 2010, o processo de seleção para as Instituições Públicas de Ensino Superior se tornou mais justo, transparente e democratizou o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda e de grupos sociais historicamente excluídos. Assim, o acesso ao ensino superior se tornou inclusivo e igualitário, proporcionando aos estudantes a oportunidade de realizar o sonho de ingressar em uma universidade pública, o que antes era privilégio de poucos decorrente dos obstáculos históricos. Na UFOP estão ingressando neste período 2023/1, 1186 estudantes, ocupação de 87,3% do total das vagas oferecidas.

O período letivo começa com uma série de atividades de acolhimento e integração para os novos alunos, planejadas pelas Unidades Acadêmicas, Colegiados de Curso, Centros Acadêmicos, Pró-Reitorias, DCE e Associações das Republicas ARROP, REFOP e RUMOM. Entre as atividades será realizada no dia 06 de maio nos Campi Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, no ICSA e ICHS em Mariana e ICEA em João Monlevade.

É muito importante que os novos alunos se sintam pertencentes à UFOP desde o início da sua jornada acadêmica, e reforçam o compromisso da Instituição com a qualidade de ensino e a experiência do estudante.

A recepção com atividades culturais, esportivas e informações sobre a vida universitária é uma excelente oportunidade para que os alunos possam se conhecer, interagir e se familiarizar com o ambiente acadêmico. Além disso, a programação das atividades contribui para a sua formação integral, estimulando a participação em diferentes áreas do conhecimento e incentivando o desenvolvimento de habilidades e competências que serão essenciais para o seu sucesso acadêmico e profissional.

Portanto, a realização dessas atividades é uma ação fundamental para garantir uma educação de qualidade e para oferecer aos novos alunos um acolhimento adequado e uma experiência enriquecedora para a sua trajetória na universidade.  O início da jornada acadêmica é um momento único e especial, e a comunidade da UFOP está integrada para   proporcionar uma recepção que valoriza a integração, a cultura e o esporte e a formação acadêmica de qualidade.

Para apoiar as atividades acadêmica de ensino, pesquisa e extensão orientadas ao cursos de graduação, a UFOP conta com os programas como PIBID, Residência Pedagógica, PET, Monitoria, Tutoria, Pró-Ativa e o novo Programa Pró-Ativa de Acompanhamento Acadêmico, visando o apoiar os Colegiados de Curso com foco na permanência e o sucesso na graduação.

O programa Sala Aberta é uma iniciativa fundamental para oferecer suporte aos docentes e garantir uma educação de qualidade no ensino superior. As palestras ministradas neste ano sobre Avaliação Educacional no Ensino Superior, A chegada na Universidade e a Formação Inicial para a docência universitária e Aprendizagem e TDAH: como o docente pode auxiliar o desenvolvimento dos estudantes são temas relevantes e atuais que refletem o compromisso da instituição com a melhoria da qualidade do ensino.

A avaliação educacional é uma questão fundamental no ensino superior e, para tanto, o Sala Aberta proporciona aos docentes um espaço para discutir e compartilhar estratégias de avaliação que possam ser aplicadas de forma mais eficiente e justa. Já foram oferecidas 2 palestras: A chegada na Universidade e a Formação Inicial para a Docência Universitária: impasses, dilemas e prospectivas e Avaliação Educacional no Ensino Superior.

A terceira palestra, será oferecida no dia 31 de maio, sobre Aprendizagem e TDAH que discuti como o docente pode auxiliar o desenvolvimento dos estudantes, uma vez que o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode afetar significativamente o desempenho acadêmico. Com essa palestra, o Sala Aberta oferece aos docentes informações importantes sobre estratégias para ajudar os estudantes a desenvolverem todo o seu potencial, garantindo uma educação de qualidade e inclusiva.

Por Cláudia Aparecida Marliére de Lima, Maginifica Reitora da Universidade Federal de Ouro Preto