A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação de Arte de Ouro Preto, abre, nesta sexta-feira (7), a exposição coletiva “Afetos”. Com entrada gratuita, a mostra reúne trabalhos em pintura, desenho, gravura, fotografia, objeto, vídeo e instalação de dez artistas.

A exposição será aberta às 17h desta sexta, na Galeria de Arte Nello Nuno, e permanecerá até 6 de agosto. A curadoria é de Breno Barbosa, que integra o time de artistas juntamente com Cláudia de Paula, Cristina Corradi, Eduardo Rosa, Heloísa Brandão, Leonard Brizola, Lígia Taka, Luciana Campos Horta, Marcelo Valle e Sávio Real.

“Cadê vocês, afetos que me são? Cadê vocês, afetos que nos são? ”
Essas foram as perguntas que se colocou o artista e curador da mostra “Afetos”, Breno Barbosa, no ano de 2022. Na ocasião, ele estava em Ouro Preto, cidade de inúmeras histórias ligadas à Fundação Escola Guignard, onde grande parte dos dez artistas se encontraram nos anos 80.

Para além do desejo de trazer à tona essas relações de amizade, atenuadas pelos anos de reclusão e isolamento devido à pandemia de Covid-19, a mostra reúne os artistas a partir da sintonia nos defrontes, provocações e reflexões que os levaram a construir uma interface com a polifonia de vozes da vida contemporânea diante do tema.

Serviço
Data da exposição: De 7/07/2023 a 6/08/2023
Local: Galeria de Arte Nello Nuno – Rua Getúlio Vargas, 185, Bairro Rosário em Ouro Preto.
Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 9h às 12 e das 13h às 17h | Sábado e domingo, das 14h às 18h.
Entrada gratuita