Ouro Preto – Ontem os católicos celebraram a devoção ao Bom Jesus do Matosinhos, a igreja está fechada desde 2014, com rachaduras no frontispício e tem sua portada escorada com peças de madeira, o telhado apresenta mato e calha quebrada. O Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto “IA”, aprovou R$ 8.568.451,63 na Lei Rouanet para o restauro da estrutura e das obras imaginárias. A restauração foi anunciada pelo presidente do IPHAN, Leonardo Grass, durante a inauguração da Câmara de Mariana.
A Igreja não recebeu nenhum restauro nos últimos anos, apesar de estar listada nas Obras do PAC Cidades Históricas – Ouro Preto de 30/08/2018, segundo o site do IPHAN.
O Instituto de Arte Contemporânea em 18/01/2023 teve a portaria autorizando a captação e execução do projeto publicada no Diário Oficial da União, com a data de início em 31/01/23 até 31/01/2025. O projeto encontra-se em captação e tem os seguintes objetivos: “Restauração da Edificação da Igreja de Bom Jesus do Matosinhos, visando a preservação, conservação e restauração da edificação, de acordo com as diretrizes de Conservação e Restauro para a preservação da memória coletiva. O projeto também contará com pesquisa e curso online de educação patrimonial para professores.”
Procurado pela reportagem até o encerramento desta edição o IPHAN não respondeu as questões sobre a restauração. Mas o presidente do Instituto adiantou durante a inauguração das obras de restauro da Câmara de Mariana que o novo PAC irá contemplar “algumas obras que estão sendo feitas os seus projetos executivos, por exemplo, a Igreja de Bom Jesus de Matozinhos lá em Ouro Preto”.
O prefeito Angelo Oswaldo em entrevista à rádio Itatiaia Ouro Preto disse que o presidente Lula deverá vir à cidade para anunciar as novas obras de restauro contempladas pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O deputado Estadual Leleco Pimentel informou a nossa reportagem que o presidente deve ter uma agenda em Congonhas e Mariana inaugurando obras, já em Ouro Preto lançará o PAC das Cidades Históricas, a visita seria a partir do dia 25/09.
Sendo por meio de lei de incentivo, ou com recursos diretos do governo federal, o que a população aguarda é o início das obras e o retorno às celebrações.
Por Marcelino de Castro
2023-09-15