A programação do Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade 2022 promete espantar o frio do público mesmo com as baixas temperaturas esperadas para o segundo fim de semana do evento. De 8 a 10 de julho, teremos muita música, arte e cultura, com uma agenda de shows, exposições e espetáculos gratuitos.


Para celebrar o aniversário de Ouro Preto – 311 anos de Vila Rica, a Prefeitura (parceira institucional do evento) também preparou uma programação especial. Entre as atrações, estão os sucessos de Ferrugem, na sexta (8), às 22h; Almir Sater e Elba Ramalho, no sábado (9), às 21h e às 23h – todos na Praça Tiradentes.


O fim de semana ainda conta com show da Banda Forró de Bolso, no sábado (9), às 19h, na Praça da UFOP. No domingo (10), a partir das 14h, o Maracatrupe faz um cortejo partindo da Praça Tiradentes com destino à Praça da Estação; e, às 15h, a Escola Samba Preto sai da Praça Tiradentes em desfile rumo à Praça da UFOP. A Praça Tiradentes também é palco da apresentação da Orquestra de Violeiros Arpejo, às 17h. O fim de semana se encerra com o show do grupo Congadar, às 21h, na Praça da UFOP.


Nas artes cênicas, o Festival traz o espetáculo Academia Dell’Arte, na sexta (8), às 15h na Praça da UFOP. No sábado (9), a partir das 9h, o Grupo Mambembe faz um cortejo saindo do bairro São Cristóvão e seguindo pelas ruas ouro-pretanas com muita alegria e música em um teatro itinerante; já às 16h, os artistas fazem apresentação na Praça da UFOP. Já no domingo (10), duas peças prometem encantar o público. A Cia. Bem Te Vi encena o espetáculo “As histórias da linguaruda”, às 16h, no Largo Marília de Dirceu (bairro Antônio Dias); e a artista Adriana Maciel traz “A lenda da cobra e do sapo e outras histórias”, às 19h, no Teatro Ouro Preto, do Centro de Artes e Convenções da UFOP.


O evento segue até 17 de julho, com atrações para diversas faixas etárias, estilos musicais e interesses artísticos. O Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade 2022 é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com a Fundação Gorceix, a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Aliança Francesa, além do apoio do Farid e da parceria institucional das Prefeituras de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.

Confira a programação do fim de semana:


Ouro Preto


9h às 17h – Exposição “Olhares da Liberdade – Coletivo Olho de Vidro” – Na Sala Manoel da Costa Ataíde / Anexo do Museu da Inconfidência


10h às 17h – Exposição: Objeto Inventado (Rede de Museus da UFOP com turmas escolares) – No Saguão Congonhas / Centro de Artes e Convenções da UFOP


10h às 16h45 – Exposição “Re-encontro” – Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP – Na Casa dos Contos


13h às 17h – Área de Lazer Na Praça da UFOP


14h – Caravana do Festival: Levante dos Banidos – Clube de Leitura – Na Casa de Gonzaga


9h às 12h / 13h às 17h – Exposição “Liames – Kyria Oliveira e Cristhina Bastos”, com curadoria de Clara Sampaio – Na Galeria de Arte Nello Nuno/ Faop (Rosário)


9h às 12h / 13h às 17h – Exposição “Inconfidências Modernas: 1922 – Dois Capelistas”, com curadoria de Madu Dumont – Na Galeria de Arte Nello Nuno/ Faop (Rosário)


15h – Espetáculo cênico – Academia Dell’Arte – Na Praça da UFOP


15h – Desfile: 50 Anos da Bandalheira- Localização: Ruas da cidade- Ouro Preto


16h às 22h – Ocupação Anticorpos- No Salão Diamantina – Centro de Artes e Convenções da UFOP


22h – Show – Ferrugem – Na Praça Tiradentes


Bar do Festival
23h – Baianeiros + DJ Muccida – Localização: Salão Mariana – Centro de Artes e Convenções da UFOP


Dia 9 de Julho (Sábado)


9h ● Cortejo – Grupo Mambembe – Música e Teatro Itinerante – No Bairro São Cristóvão


9h30 às 17h ● Exposição “Olhares da Liberdade – Coletivo Olho de Vidro” Na Sala Manoel da Costa Ataíde / Anexo do Museu da Inconfidência


10h às 17h ● Exposição: Objeto Inventado (Rede de Museus da UFOP com turmas escolares) No Saguão Congonhas / Centro de Artes e Convenções da UFOP


10h às 16h45 ● Exposição “Re-encontro” – Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP Na Casa dos Contos


13h às 17h ● Área de Lazer – Na Praça Tiradentes


14h às 18h ● Exposição “Liames – Kyria Oliveira e Cristhina Bastos”, com curadoria de Clara Sampaio – Na Galeria de Arte Nello Nuno/ Faop (Rosário)


14h às 18h ● Exposição “Inconfidências Modernas: 1922 – Dois Capelistas”, com curadoria de Madu Dumont – Na Galeria de Arte Nello Nuno/ Faop (Rosário)


15h ● Desfile: 50 Anos da Bandalheira – Nas ruas da cidade


16h ● Espetáculo cênico – Ensaios para a Sedição – Grupo Mambembe – Música e Teatro Itinerante- Na Praça da UFOP


16h às 22h ● Ocupação Anticorpos – Na Salão Diamantina – Centro de Artes e Convenções da UFOP


19h ● Show – Banda Forró de Bolso – Na Praça da UFOP


21h ● Show – Almir Sater- Na Praça Tiradentes


23h ● Show – Elba Ramalho – Na Praça Tiradentes


Bar do Festival
23h ● Mago Zen + Os Traias
Localização: Salão Mariana – Centro de Artes e Convenções da UFOP


Dia 10 de Julho (Domingo)


10h às 14h45 ● Exposição “Re-encontro” – Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP – Na Casa dos Contos


10h às 17h ● Exposição: Objeto Inventado (Rede de Museus da UFOP com turmas escolares) No Saguão Congonhas / Centro de Artes e Convenções da UFOP


10h às 14h ● Exposição “Olhares da Liberdade – Coletivo Olho de Vidro” – Na Sala Manoel da Costa Ataíde / Anexo do Museu da Inconfidência


10h Cortejo – Grupo Mambembe – Música e Teatro Itinerante – Rua Manganês, Bairro São Cristóvão.Ouro Preto


13h às 17h ● Área de Lazer – Na Praça Tiradentes


14h ● Show – Maracatrupe
Partindo da Praça Tiradentes rumo à Praça da Estação


14h às 18h ● Exposição “Liames – Kyria Oliveira e Cristhina Bastos”, com curadoria de Clara Sampaio – Na Galeria de Arte Nello Nuno/ Faop (Rosário)


14h às 18h ● Exposição “Inconfidências Modernas: 1922 – Dois Capelistas”, com curadoria de Madu Dumont – Na Galeria de Arte Nello Nuno/ Faop – (Rosário)


15h ● Show – Desfile da Escola Samba Preto – Partindo da Praça Tiradentes rumo à Praça da UFOP


16h ● Espetáculo cênico – “As Histórias da Linguaruda” – Cia. Bem Te Vi – No Largo Marília de Dirceu, Antônio Dias


16h às 22h ● Ocupação Anticorpos -No Salão Diamantina – Centro de Artes e Convenções da UFOP


17h ● Show – Orquestra de Violeiros Arpejo – Ouro Branco – Maestro: Rosélio Araújo – Na Praça Tiradentes


19h ● Espetáculo “A lenda da cobra e do sapo e outras histórias” – Adriana Maciel – No Teatro Ouro Preto – Centro de Artes e Convenções da UFOP


20h ● Concerto – Coral da Cidade dos profetas – Maestro Herculano Amâncio – Na Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar


21h ● Show – Congadar- Na Praça da UFOP

Fonte: Assessoria Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade 2022