Numa parceceria inédita entre os Coletivos Negros de Ouro Preto, a Diretoria de Promoção da Igualdade Racial/PMOP, o Conselho de Promoção da Igualdade Racial(COMPIR), a Unegro, O NEABI/UFOP, a AMIREI e a Livraria São José, Ouro Preto receberá no dia 16 de julho de 2022 o escritor Laurentino Gomes para o lançamento e noite de autógrafos do livro:
Escravidão III, volume que fecha a trilogia Escravidão e que traz muito da história negra mineira e ouro-pretana.
Paranaense de Maringá e sete vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura, Laurentino Gomes é autor dos livros 1808, sobre a fuga da corte portuguesa de dom João para o Rio de Janeiro (eleito Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras); 1822, sobre a Independência do Brasil; e 1889, sobre a Proclamação da República, além de O caminho do peregrino, em coautoria com Osmar Luduvico da Silva – todos publicados pela Globo Livros. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo, é titular da cadeira de número dezoito da Academia Paranaense de Letras.
O lançamento de Escravidão volume III tem patrocínio da Pousada dos Ofícios, Restaurante Bené da Flauta e Mina Du Veloso. O retorno de Laurentino a Ouro Preto acontecerá na simbólica data em que o Arraial do Ouro Podre foi destruído pelo incêndio ordenado pelo Conde de Assumar, passando desde então a se chamar Morro da Queimada, em retaliação à famosa Revolta de Vila Rica(ou Revolta de Filipe dos Santos), que contou com a participação de centenas de negros junto a Filipe dos Santos e Pascoal Guimarães, inclusive uma das líderes dessa revolta era Francisca Mina, negra africana companheira de Filipe dos Santos. Foi por temer uma nova revolta que em dezembro de 1720 o governo português desmembra e cria a capitania de “São Paulo e Minas do Ouro” e cria a Capitania de Minas Gerais, para melhor controle fiscal sobre o ouro e também sobre o povo.
O evento é gratuito e integra também a programação do Festival de Inverno da UFOP 2022, que traz como tema “Encontros”. A presença de Laurentino é um momento de encontrar a verdadeira história dos negros da antiga Vila Rica, por séculos ocultas nas páginas da história oficial.
Serviço:
Dia 16/07/2022, 19h,
Local”Casa de Cultura Negra de Ouro Preto”, ao lado da Matriz de Santa Efigênia
Patrocínio
Pousada dos Ofícios, Restaurante Bené da Flauta
Mina Du Veloso
REALIZAÇÃO Coletivo OuTro Preto, Livraria São José, UNEGRO, AMIREI, COMPIR, NEABI/UFOP DIRETORIA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL de Ouro Preto
Parceiros: Festival de Inverno da UFOP, Tv UFOP, Rádio UFOP Educativa
APOIO: Prefeitura Municipal de Ouro Preto, UFOP, AMO-Associçao das Minas De Ouro Preto
Divulgação: Coletivos Negros e Diretoria de Promoção da Igualdade Racial/PMOP