As inscrições estarão abertas até 09 de abril e o evento vai acontecer na Casa da Ópera, entre 27 e 29 de maio 

Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto recebe até o dia 09 de abril as inscrições gratuitas para o credenciamento de artistas solos ou grupos estudantis e companhias teatrais, amadores e profissionais, de todo o País, para a edição de 2022. Este ano, o evento acontece nos dias 27, 28 e 29 de maio, com espetáculos infantis, de comédia e performances para diferentes públicos, de todas as idades.

De acordo com o edital, dos projetos recebidos, serão selecionados seis espetáculos que deve conter no máximo oito pessoas na equipe, entre produtores e artistas cênicos. O Festival disponibilizará hospedagem e alimentação de uma diária para cada espetáculo selecionado. A produção do Festival entende que o custo de deslocação dos grupos artísticos ao evento está incluso no cachê, que será no valor de R$ 6.000,00

João Sabará na peça “A Sogra” – Foto: Ane Souz

Para o produtor executivo do evento, Gilson Fernandes, da Holofote Comunicação e Cultura, desde a Grécia Antiga o teatro é uma opção de cultura, lazer, entretenimento e reflexão. “O teatro favorece inúmeros benefícios, como melhorar o senso crítico sobre os acontecimentos no mundo. O  teatro forma pessoas mais sensíveis, respeitosas, além de colaborar bastante com a formação de pessoas menos preconceituosas, mais tolerantes e com uma visão completa sobre tudo”, explica Gilson.

Criado em 2019 pelo comediante Leandro Borba, o Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto chega à sua 2ª edição, com o objetivo não apenas de fomentar a atividade artística na linguagem do Teatro, como também de estimular a criação de público para a Casa da Ópera, mais antigo teatro em funcionamento das Américas, com 250 anos em atividade. “Essa é uma edição especial! Uma edição da celebração e do reencontro. O objetivo do festival é estimular a produção teatral no interior de Minas Gerais e popularizar o Teatro Casa da Ópera, como espaço de cultura, entretenimento e memória nacional”, enfatiza Leandro.

O festival tem patrocínio da Ferro + Mineração por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal via Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura. O evento é uma realização da Enquanto isso em Ouro Preto Produções, com produção da Holofote Comunicação e Cultura, com apoio da Prefeitura de Ouro Preto e Autoescola Sinal Verde.

Mais informações podem ser obtidas no site do Festival: http://festivaldeteatroop.com.br/

Fonte: Holofote Comunicação Foto: Ane Souz