Ouro Preto – Na próxima sexta-feira, 13, o escritor e autor de livros infantis Victor Stutz vai visitar o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, CAIC, para realização de uma palestra-oficina com os alunos do ensino fundamental da rede pública municipal. O evento acontece na programação do Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto, uma realização do Ministério do Turismo, produzido pela Holofote Cultural e apoio da Prefeitura de Ouro Preto.
Em suas palestra “Escola em Cena”, que é o título de uma coleção de livros para teatro publicada por Stutz, o autor apresenta uma síntese da história das Artes e também desenvolve com a criançada algumas atividades lúdicas de comunicação, criação e expressão. Por meio do teatro, ele busca incentivar o gosto pela leitura e redação, um trabalho que atende também os professores que pretendem realizar uma montagem teatral com seus alunos, em salas de aula: “Montar uma peça no colégio tem que ser uma atividade divertida para todos, mas é comum alguns educadores ficarem mais ansiosos com esse desafio do que as próprias crianças”, diz o palestrante.
Além de escritor, Victor Stutz é professor de Artes e jornalista, manteve por vários anos (1994 A 1999) uma coluna didática direcionada ao público infantil no Jornal Hoje e, atualmente, é redator do Jornal Diário de Ouro Preto.
Publicou dez livros, desses, seis sobre teatro infantil. Seus textos já foram encenados por crianças de escolas de todo o país e também por alunos do Corpo Escola de Dança (BH) e, em 2011, por um grande elenco de atores e atrizes da Broadway Brasil e Disney Channel (O Fantasma da Máscara). Suas obras já lhe renderam vários prêmios, dentre eles, a ‘Menção Altamente Recomendável, Melhor Texto Categoria Teatro’, pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil”, “The International Board On Books For Young People’, da Unesco e Unicef; o ‘Prêmio Coca Cola Femsa 2011 de Teatro Infantil’, e o “Melhores montagens 2011” pelas revistas Crescer e Veja São Paulo.
As palestras de Victor Stutz no CAIC Cachoeira do Campo acontecerão em duas sessões, uma às 15 e outra às 16 horas. Entrada franca.