Depois do show solo com o virtuoso Turíbio Santos, um dos mais respeitados mestres do violão clássico, ontem, 11/11, na Casa da Ópera de Ouro Preto, hoje é dia da apresentação de Armandinho e Marcel Powell no MUCIH, Música nas Cidades Históricas. Em Mariana, o projeto também realiza, neste sábado, na Capela da Confraria, uma apresentação com a organista e regente Josineia Godinho, conhecida por seus concertos didáticos com o famoso órgão Arp Schnitger, na Catedral da Sé.
Patrocinado pela Vale, o MUCIH, em sua primeira edição, promove apresentações musicais nas cidades históricas do Brasil, com repertório dos períodos colonial, imperial e contemporâneo. O projeto está acontecendo simultaneamente nas cidades de Ouro Preto, Mariana e Petrópolis, em espaços bem especiais como igrejas barrocas, monumentos históricos e museus. No sábado, dia 13, haverá apresentação do quinteto Modus Novus, na Igreja do Rosário de Ouro Preto e, mais tarde, na Casa da Ópera, o tecladista consagrado do Clube da Esquina, Wagner Tiso, toca ao lado de Victor Biglione, guitarrista e violonista argentino. Os dois, antes de seguirem carreira solo, tocaram juntos no grupo Som Imaginário, uma banda formada na década de 1970 para acompanhar o cantor Milton Nascimento. Sábado será a vez de Mariana receber Turíbio Santos para um show com bate-papo no Teatro Municipal e, no adro da Igreja do Carmo, haverá apresentação da Orquestra Minas Barroca.
A programação do MUCIH prossegue exclusivamente em Mariana no domingo, 14/11, com Conjunto Câmara do Museu da Música de Mariana no Museu da Música, Serginho Silva Quarteto e, em seguida, Duo Santoro, no Teatro Municipal. A programação você acompanha no Diário de Ouro Preto ou no site www.mucih.com.br. Todas as apresentações são gratuitas, confira os horários e siga os protocolos de segurança recomendados (use máscara).
Por Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto