A nova edição do Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz chama atenção para o relaxamento prematuro das medidas protetivas diante do atual cenário. O documento foi divulgado nesta sexta-feira, 11 de março, data em que se completam dois anos que a Organização Mundial da Saúde declarou a pandemia do novo coronavírus.
Os pesquisadores responsáveis pela publicação ressaltam que é necessário ter prudência na adoção de qualquer medida de flexibilização, tanto pelo possível impacto do carnaval e o potencial aumento de casos e internações, como pela vacinação que “avançou bastante, mas precisa ir além”.
A análise aponta que flexibilizar medidas como o distanciamento físico ou o uso de máscaras de forma irrestrita colabora para um possível aumento de casos, internações e óbitos, gerando um risco de retrocesso nos ganhos obtidos no arrefecimento da pandemia.
Ainda de acordo com o documento, as próximas semanas serão cruciais para compreender como serão os novos cenários da Covid-19 em relação ao controle na dinâmica de transmissão.
Fonte: Laboratório Fiocruz