Ouro Preto – Com 9 anos de trabalho, o projeto “Fios de Solidariedade- Todos contra o câncer de mama”, da Pró-reitoria de Extensão da Ufop, além de distribuir perucas para as pacientes oncológicas, desenvolve temas que possam recuperar a autoestima. O projeto também conta com o apoio da Lareira de Nazaré, na doação de lenços, de psiquiatra e de cabeleireiras da cidade, que cortam e pintam as perucas para adaptar aos rostos das pacientes, todo o trabalho é realizado de forma gratuita.

Segundo a Farmacêutica professora doutora, Rosana Gonçalves o projeto não se resume apenas na doação de perucas. Há também acompanhamento com suporte nutricional, com o apoio do projeto “Nutrir”, também da Ufop. A parceira externa, Dra. Clarisse Andrade oferece o suporte psicológico. “Oferecemos a assistência social para a paciente e os familiares e o acompanhamento no consultório farmacêutico. Qual é objetivo tudo isso? O objetivo é que nossas pacientes entendam melhor o processo de adoecimento e passem por esse processo de maneira mais leve, as perucas são uma etapa desse processo, hoje em dia o projeto não é apenas a doação de perucas”.

Rosana explica que a comunidade entende a proposta e é solidária, todos os meses são recebidas cerca de 250 mechas de cabelo. “ A comunidade acredita tanto neste projeto, e sabe que a gente vai doar as perucas para as pacientes, esse é nosso aval, nosso suporte” 

De acordo com a Doutora Rosana, o projeto também está atento às relações familiares da paciente atendida pelo Fios de Solidariedade. “Muitas vezes as famílias precisam ser auxiliadas para compreender que o diagnóstico de câncer, não é uma sentença de morte, é o início de processo de adoecimento. Quanto antes for diagnosticado maior a chance de cura”.  


Rosana Gonçalves ressalta que o último mês foi atípico com a entrega de 8 perucas, sendo anualmente distribuídas 30 perucas. “Costumo dizer que é atípico, porque o número de doações vem crescendo muito, e quando o número de doações vem crescendo, a gente entende que nós estamos sendo falhos, como profissionais de saúde em fazer a prevenção do câncer, ele tem várias etapas, principalmente o câncer de mama. Quando nós vislumbramos em nossa cidade, que é uma cidade pequena e um número tão grande de atendimentos, é porque o sistema de prevenção da saúde da mulher está deficitário. Quanto antes for diagnosticado, mais fácil vai ser o tratamento. O Fios de Solidariedade é um projeto de prevenção em saúde”.

Para receber a peruca a paciente deve querer, solicitar, pois de acordo com a Dra. Rosana, a vontade da paciente deve ser respeitada, não basta apenas um parente ou um amigo indicar o projeto, que já atendeu mais de 150 mulheres em todo o país. “Como que uma paciente que precisa de peruca, de lenço, de suporte nutricional, como que ela faz? Ela manda um e-mail para fiosdesolidariedade.ufop@gmail.com e explica a situação dela. São solicitados documentos que comprovem o tratamento ou que ela tenha alguma doença auto-imune, que cause a perda de cabelos e doamos a peruca”.

Reportagem: Marcelino de Castro