Primeiro álbum da Banda Manguacêra, Subindo a Ladeira, será lançado no final de dezembro, com onze músicas autorais, e está atualmente em fase final de produção, com a participação de diversos músicos de Ouro Preto, cidade onde a banda está sediada. Grande parte das canções foi inspirada no universo da literatura de Guimarães Rosa, de seus cenários, sensações e sentimentos. Além das canções autorais, está presente neste álbum a música Terno Branco, icônico samba enredo da Escola de Samba Unidos do Padre Faria.

Há uma variação de sonoridades presentes no álbum, tanto da diversidade de ritmos do próprio forró (baião, arrasta-pé, forró, xote, xaxado), quanto de outros estilos musicais oriundos da cultura popular brasileira, como samba enredo, maracatu, coco, embolada e samba de latada. 

O movimento de forró na cidade de Ouro Preto e região criou força na última década com o surgimento de dezenas de bandas e artistas que se envolveram com os ritmos contagiantes do estilo musical. Para Bruno Regenthal, um dos percursores deste movimento de bandas e um dos fundadores da Banda Manguacêra, “o álbum poderá impulsionar não só o nosso trabalho, como todo um organismo forrozeiro. Entre as músicas, inclusive, há uma homenagem à história da cidade e deste movimento artístico em Ouro Preto, que conta não só com bandas, mas também com diversos grupos e artistas de dança ativos”.

A Banda Manguacêra é formada atualmente por Josué Figueiredo (violão de 7 cordas, bandolim e cavaquinho), Pedro Petindá (pandeiro e percussão) e Renan Adrião (zabumba). As composições são de autoria de Bruno Regenthal (triângulo e violão) e Yago Rufato (violão e rabeca), que também dividem os vocais das músicas.

O álbum estará disponível em todas as plataformas virtuais (Spotify, YouTube, Deezer, etc), de forma gratuita, na última semana de dezembro. A gravação do álbum foi contemplada com recursos do edital LAB19/2020, da Lei Aldir Blanc do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Cultura do Estado.

Por Bruno Regenthal