Ouro Preto – Diante do crescimento do número de casos de coronavírus na região e sabendo da capacidade do Laboratório de Imunopatologia do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas da UFOP (Nupeb), de realizar mil testes por dia, procuramos a Fundação Ezequiel Dias (Funed), a Secretaria de Estado de Saúde e a Universidade Federal de Ouro Preto para informarem sobre o início das testagens.
A Universidade aguarda a chegada de insumos, a Funed explica o processo para a habilitação do Nupeb depende da realização de testes de amostragem, os quais só podem ser feitos, após o laboratório receber os insumos da Secretaria de Estado de Saúde. Já a Secretaria informou que a Ufop está na fase de testagem do painel de amostras, mas não disse quando chegarão os insumos para que a universidade supere essa etapa.
Vamos às respostas:
“A Fundação Ezequiel Dias (Funed) esclarece que está aguardando a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) ter os insumos necessários para que a Funed possa disponibilizar o painel de concordância para a instituição. Reforçamos ainda que esses insumos são de responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Para as instituições serem consideradas habilitadas, além de encaminhar a documentação necessária para iniciar o processo de habilitação, as mesmas precisam obter resultado satisfatório do estudo de concordância. Esse estudo consiste na disponibilização de um painel de amostras positivas e negativas, previamente analisadas pela Funed aos laboratórios, que devem realizar o exame e reportar os seus resultados à Funed. Havendo concordância de 100% entre os resultados, será emitido um parecer de concordância e o laboratório é considerado habilitado.
Até o momento, dia 5 de junho, são nove instituições públicas habilitadas para realizar os testes do novo coronavírus em todo o estado: um é o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MG) da própria Funed; quatro parceiros que trabalham de forma integrada com a Funed (Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação Hemominas, Fiocruz/MG e Laboratório Federal de Defesa Agropecuária); três universidades: Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o laboratório municipal da Secretaria de Saúde de Sete Lagoas.”
A Ufop por meio de sua assessoria de Imprensa informou que: “Os insumos já estão com a Secretaria de Estado de Saúde, eles agora estão organizando a sua distribuição.”
A Secretaria de Estado da Saúde enviou nota dizendo:
“De acordo com o referido fluxo, a Universidade Federal de Ouro Preto encontra- se na fase de testagem do painel de amostras. As informações sobre o Fluxo de habilitação dos laboratórios públicos na rede para diagnóstico de COVID-19 do Estado podem ser acessadas na edição especial do Boletim Epidemiológico e Assistencial – Covid-19, disponível em: http://coronavirus.saude.mg.gov.br/images/boletim/06-junho/03062020_Boletim_epidemiologico_COVID-19_MG-Edicao-Especial-No6.pdf”
Por Marcelino de Castro