A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das maiores do mundo, completa 120 anos no dia 16 de janeiro. Nos últimos anos, a Gerdau novamente se reinventou: transformou-se em uma organização ainda mais focada em pessoas, mais digital, inovadora, diversa e inclusiva, mantendo um sólido desempenho financeiro. Pensando no futuro, a Empresa avança de forma acelerada em dois grandes desafios: gerar mais valor para seus clientes localizados em seus principais mercados, especialmente nas Américas e tornar-se uma organização ainda mais sustentável, em todas as suas dimensões. Nascida em Porto Alegre (RS), com uma pequena fábrica de pregos, a companhia, ao longo dos 120 anos, destacou-se pela capacidade empreendedora liderada pela família Gerdau Johannpeter e se transformou em uma das principais multinacionais brasileiras, com operações presentes em diversos países.

A trajetória da Gerdau possui inúmeros marcos que se fundem com a história da indústria brasileira. A empresa procurou sempre ser uma agente de transformação social e de preservação ambiental nas regiões onde opera. Atualmente, a companhia, maior recicladora de sucata ferrosa das Américas, busca ser um modelo para a indústria global do aço, tornando os conceitos de sustentabilidade um dos eixos centrais do seu modelo de negócios.

“Chegar aos 120 anos é um marco muito significativo para uma empresa brasileira. Uma história construída por muitas gerações de colaboradores e parceiros que tornaram possível a Gerdau que temos hoje. Por isso, queremos aproveitar o momento para honrar a nossa trajetória e projetar os próximos 120 anos. Queremos ser uma empresa diferente do modelo tradicional de produção de aço e ter foco centrado cada vez mais nos nossos clientes”, comenta Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.

Com uma visão de longo prazo, a companhia anunciou ano passado a criação da Gerdau Next, seu braço de Novos Negócios, focada no desenvolvimento de novos produtos e negócios adjacentes à produção de aço e alinhada às diretrizes de inovação e disrupção da companhia. O futuro da empresa também passa pela manutenção de uma forte geração de caixa, um rígido controle do endividamento, foco em iniciativas que busquem a rentabilidade dos seus ativos e o compartilhamento de valor para seus investidores e acionistas, fatores que garantiram a saúde financeira da Gerdau desde a sua fundação.

Prefeito Angelo Oswaldo comenta sobre os 120 anos da Gerdau:

https://www.diariodeouropreto.com.br/wp-content/uploads/2021/01/gerdau.mp4

Uma história de conquistas

A trajetória começou em 1901, com a fundação da fábrica de pregos Ponta de Paris por João Gerdau, em Porto Alegre (RS). Posteriormente, o negócio foi impulsionado por novas gerações da família, por seus colaboradores e por todas as pessoas que fazem parte dessa história. Desde o início, a Empresa estimulou o espírito empreendedor em sua jornada, uma chama que permanece vívida até hoje em sua cultura.

Nos anos 40, a companhia entrou no setor do aço com a usina Riograndense, em Sapucaia do Sul (RS). Já nas décadas de 1970 e 1980, seu caminho ultrapassou as fonteiras gaúchas, chegando em Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. A internacionalização ocorreu nas décadas seguintes, com aquisições e expansões no Uruguai, Canadá, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Peru e México. Após entrar para o seleto grupo das empresas centenárias, nasceu o Instituto Gerdau em 2005, braço de responsabilidade social da empresa.

Já em 2014, a Empresa dá início a sua transformação cultural que deu sustentação a outro avanço arrojado: sua transformação digital. A partir de conceitos de abertura e colaboração, houve uma profunda revisão em sua cultura organizacional para torná-la mais ágil, transparente e menos hierarquizada. A aceleração da transformação cultural permitiu que o desenvolvimento de 10 princípios formasse os pilares de um novo propósito: Empoderar pessoas que constroem o futuro. Em paralelo, a transformação digital introduziu um mindset de agilidade, que não teria sido possível sem as mudanças estruturais ocorridas na cultura da organização. O processo resultou em novos comportamentos, novas formas de trabalhar, bem como na priorização do uso de ferramentas de tecnologia e dados.

Outra mudança substancial deu-se no comando da Empresa. Desde 2018, a produtora de aço está sob a liderança de Gustavo Werneck, o primeiro CEO fora da família Gerdau Johannpeter. “Nossas raízes estão presentes na vida das pessoas: no lugar onde moram, trabalham, se cuidam e se divertem ou nas indústrias que movem o mundo. Celebrar esta data é reconhecer a ancestralidade de nossas origens e a fertilidade do futuro que nos molda a todo momento”, reflete Werneck.

Sobre a Gerdau, uma empresa de 120 anos  

A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Em janeiro deste ano, completou 120 anos de uma história de solidez, contribuição para o desenvolvimento e legado para uma sociedade em evolução constante. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 10 países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, são 11 milhões de toneladas de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex). 

Nossa história

Da fábrica familiar de pregos em Porto Alegre (RS) a uma gigante da cadeia do aço internacional, a trajetória da Gerdau começa a partir da compra da Cia Fábrica de Pregos Pontas de Paris por João Gerdau, em 1901. O imigrante alemão marcou seu pioneirismo empreendedor, que se tornou a chama que se mantém acesa até hoje, 120 anos após sua fundação. Na última década, a Gerdau segue fazendo história por meio de uma transformação cultural e digital baseada no compromisso de moldar um futuro cada vez mais sustentável.