Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto
Obras do pintor, ilustrador, desenhista e cenógrafo Gilberto de Abreu vão ser expostas na na Casa J, uma galeria intimista localizada no tradicional bairro de Santa Tereza, zona leste de Belo Horizonte.
A abertura da exposição será no dia 9 de setembro, às 19 horas, e a mostra ocorrerá em três ambientes, um deles intitulado “Meu Avô Cientista”, dedicado ao personagem criado por Gilberto e que se consagrou na capa do disco “Sol de Primavera”, de Beto Guedes, lançado em 1979 (foto).
Gilberto nasceu em 1953 em Espinosa, norte de Minas. Autodidata, iniciou sua carreira na década de 1970, e seus trabalhos se tornaram bastante conhecidos, principalmente suas ilustrações para capas e encartes discos do pessoal do Clube da Esquina, como “Diamond Land”, de Toninho Horta, “Via Láctea”, de Lô Borges, dentre outros. Gilberto atuou também na cenografia de shows musicais, peças teatrais e filmes longa-metragem como “Dança dos Bonecos”, de Helvécio Ratton, e “100% Brasileiro”, de José Sette de Barros.
A Galeria Casa J fica na rua Gabro nº 11 (Santa Tereza), e a exposição do artista Gilberto de Abreu poderá ser visitada até 9 de outubro, sempre das 10 às 20 horas.
Foto: quadros da série “Meu Avô Cientista” de Gilberto de Abreu