No primeiro fim de semana após a determinação que a cidade retornasse a onda vermelha do programa Minas Consciente, do governo estadual, de enfrentamento e combate a Covid-19, devido ao aumento do número de pessoas contaminadas, a Guarda Civil de Mariana recebeu, por meio de recursos próprios do município, uma base móvel  equipada com câmera de videomonitoramento e outros equipamentos de segurança, que tem o objetivo de  potencializar e facilitar os trabalhos da Guarda. A prefeitura de Mariana investiu cerca de R$250 mil. 

De acordo com o Secretário Municipal de Defesa Social, Antônio Marcos Ramos de Freitas – Tenente Freitas, o veículo será utilizado, a princípio, na Praça Gomes Freire (Jardim) e em outros pontos estratégicos de Mariana. “O motivo de adquirir essa base veio da necessidade de termos alguns locais e circunstâncias onde ele vai nos fornecer a possibilidade de fazer a verificação, que às vezes o guarda, a pé, não conseguiria observar”, explica. 

Conforme o Guarda Civil, Gilsinei de Paula – D’Paula, a nova base móvel foi bem aceita pelos frequentadores do Jardim, que puderam se orientar e informar sobre as medidas que devem continuar sendo tomadas para que não haja a disseminação do vírus. “Eu vejo isso de uma forma muito positiva. A estrutura do veículo é muito boa e está possibilitando que a nossa equipe realize um trabalho mais eficaz”, comemorou o Guarda. 

Além da Guarda Civil, agentes de fiscalização vão ajudar na ronda pela cidade, para orientar e inspecionar os locais sobre possíveis aglomerações. 

ENTREGA– A entrega da base móvel aconteceu no último sábado (09). Estiveram presentes, respeitando os protocolos de segurança, em razão da pandemia, o prefeito interino Juliano Duarte, o delegado Cristiano Arantes,  o secretário de Defesa Social, Tenente Freitas, representantes da Polícia Militar, os vereadores Tikim Matheus, Sonia Azzi, Ricardo Miranda e Maurício Silva, além de secretários municipais. 

Para Juliano Duarte, a chegada da base móvel é um ganho para o município, pois será possível um trabalho conjunto entre as forças de segurança da cidade. “Vamos trabalhar de forma integrada para prevenir e disponibilizar ações de segurança para nossa cidade. Essa vai ser uma importante ferramenta para evitar aglomerações, principalmente nesse momento de pandemia”, ressalta. 

Tânia Pereira, que reside próximo a Praça do Jardim, destacou a importância da aquisição do veículo para as comunidades que ficam no entorno da praça. “Para nós moradores da Praça Gomes Freire e adjacências, foi um benefício muito grande para nós, assim teremos mais segurança. Acredito que a base vai impor mais respeito aos frequentadores do local”, relata. 

Quem também prestigiou e conheceu o novo instrumento de trabalho, foi o delegado Cristiano Arantes, que pontuou sobre a importância de equipar os agentes de segurança pública do município.” Este é um passo muito importante em prol da nossa segurança pública. Em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil e a Guarda Municipal, poderemos trabalhar em intensa harmonia para combater os crimes que ocorrem na cidade”, ponderou.