Ouro Preto – A Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade merece ter seu jornal diário! Assim, entrou em circulação no dia 8 de julho de 2004, a edição número Zero, do jornal diário de Ouro Preto, no dia seguinte a foto da praça lotada para assistir ao show dos Titãs estava estampada na capa da edição número 1.
Naquele dia ensolarado de julho, do auditório do Palácio dos Governadores, ou da Escola de Minas, surgia uma nova forma de olhar para a cidade, com jornalismo ético e imparcial.
Dezesseis anos depois, revemos a foto de 3 anos atrás, com Efigênia Carabina e Luiz Gonzaga lendo uma edição do ANO 13, nas poltronas da Câmara de Ouro Preto. É claro que Efigenia estava presente no lançamento do diário de Ouro Preto foi devidamente convidada. Hoje completam 16 anos. Com ela aprendemos muitas lições de cidadania, de cultura e de serestas, nos serenos das madrugadas aprontando tapetes para os anjos, todos os anjos passarem antes do padre! Brincávamos, “Se Efigênia não estivesse presente o evento não era importante”.
A vida é breve, sejamos mais leves! A alegria de encontrar a lua nova! A paz das crianças cansadas de brincar o dia inteiro, o perfume da dama da noite, no alto da cruz, a serenidade das nuvens sussurrando aos pés do ouvido do Itacolomi. Sejamos intensos e fortes para ocuparmos da melhor forma os nossos dias com coisas boas, saudáveis e simples. As vezes nesse mundo tudo que a gente mais queria era estar debaixo de um pé de laranja bahia com uma faca amolada e um pacotinho de sal!
A pandemia com certeza fez com que todos nós repensássemos a nossa vida e a nossa existência, tão finita. Por isso, tomamos cuidados na produção e distribuição de nossos jornais. Após manusear lave as mãos, água e sabão são eficientes. Nossa meta de levar informação aos ouro-pretanos não se restringe ao jornal impresso, com a versão online, diversas interações podem ser realizadas em várias redes sociais.
A nossa atenção para o impresso se deve ao fato de sua capacidade de alcançar localidades que não chega sinal de celular, rádio ou energia elétrica. A informação é universal, não importa por qual meio se teve o acesso. Mas é preciso ter informação. Depois de tantos dias em confinamento, é bom saber que tomam jornais dos entregadores! Melhor é quando vão levar para os vizinhos! O entregador já até respira mais aliviado, mas não o tente enganar, o entregador sabe quem quer pegar jornal novinho para embrulhar a louça!
Para uma cidade que tem o hábito da leitura é preciso ter um jornal diário! “Começa um novo dia na história de Ouro Preto”, assim foram recebidos todos os participantes do lançamento do dário, e assim voltamos ao começo do nosso texto! Comemorando uma nova temporada.
Para este o “ANO 16” lançamos a coluna “Tiquin de Política”,estreamos uma charge na capa, com o artista multifacetado e itabirano Genin Guerra. Venha conosco nessa nova Temporada do Diário de Ouro Preto leia o impresso, curta no facebook, siga no instagran, compartilhe e assine. São vocês que nos garantem condições necessárias para alcançarmos o furo de reportagem e dizer o que todo mundo quer saber. Vem com a gente!
Por Marcelino de Castro