O prefeito de Ouro Preto Angelo Oswaldo receberá hoje, quinta-feira, 3 de fevereiro, às 14h, das mãos do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, uma peça sacra de autoria atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Trata-se de uma Cabeça de Anjo com Fita Falante, uma escultura que possui detalhe imitando uma fita de tecido com dizeres em latim. A peça passará a integrar o acervo do Museu da Inconfidência.
A cerimônia contará também com a presença de outras autoridades do MPMG e de representantes do Museu da Inconfidência, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-MG) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).
O evento ocorrerá na Sala Minas Gerais, da Procuradoria-Geral de Justiça e será transmitido pelo canal oficial do MPMG no Youtube: https://www.youtube.com/c/MPMGOficial
MPMG e o Patrimônio Cultural
Minas Gerais é o Estado que abriga o maior número de bens culturais protegidos do país e o Ministério Público, que atua como guardião constitucional de todos os direitos que pertencem à coletividade, também dedica cuidados e proteção ao patrimônio cultural.
O Ministério Público exerce importante papel da defesa dos bens culturais, artísticos e históricos que, depois do tráfico de drogas e armas, é o comércio ilegal que mais movimenta recursos no mundo. Estudos recentes indicam que cerca de 60% dos bens culturais sacros foram retirados dos seus locais de origem. Minas Gerais é habitualmente alvo desse mercado ilícito.
Por Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto