Um panorama geral sobre o que está sendo feito pelos artistas, grupos e artistas de teatro de Minas Gerais, durante a pandemia. É assim que Yago Rufato, um dos organizadores do evento, define o evento II Mostra Teatro Popular em Minas, que conta com 27 propostas contempladas espalhadas por várias regiões do estado de Minas Gerais.
Várias estéticas e temas compõe a programação da Mostra, inclusive intercruzando o teatro com outras áreas, como o audiovisual, a música, dança e artes visuais. Até o domingo, dia 12, serão apresentadas todo dia uma cena curta, uma cena de média duração e uma dramaturgia premiada que terá a estreia de sua montagem encenada pela Cia Lamparina, grupo de teatro organizador do evento. O evento começa pontualmente às 17 horas, tendo de 50 minutos a 1h20 de duração.
O evento conta com críticas positivas de todos os artistas participantes, que consideram que a Mostra acontece em um momento importante para a cultura mineira, tendo como um de seus principais pilares a descentralização e a valorização do artista teatral mineiro.
Com sede em Ouro Preto, a Cia Lamparina é uma companhia especializada em Teatro de Animação com quase uma década de história. O grupo trabalha principalmente com pesquisa nas áreas de história e patrimônio de Minas Gerais, e seus espetáculos e atividades culturais buscam a formação de público no teatro popular. A companhia mescla estéticas populares do teatro de rua, de bonecos, de máscaras, com a música e o audiovisual.
Para mais informações sobre o evento e sua programação, consulte as redes sociais da Cia Lamparina: Instagram – @Cia.lamparina / Facebook – CiaLamparina / YouTube – Companhia Lamparina.
A programação da II Mostra Popular de Teatro seguirá até domingo, dia 12, com apresentações todos os dias às 17h, no canal do YouTube da Companhia Lamparina.
A II Mostra Teatro Popular em Minas foi contemplada com recursos do edital LAB16/2020, da Lei Aldir Blanc do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Cultura do Estado.