A 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que será realizada de 19 a 24 de junho, oferece 10 ações formativas – sete oficinas e três masterclasses internacionais – com oferta de 250 vagas para público a partir de 16 anos com abordagens e temáticas variadas e participação de renomados profissionais do setor audiovisual e da educação. Direção de arte, conservação, inteligência artificial, animação, narrativas sonoras, infância e cultura digital são alguns dos conteúdos que serão abordados nas atividades. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 7 de junho (sexta-feira), pelo site cineop.com.br


Oficinias- O cineasta Sérgio Rossini irá ministrar a oficina “Produção audiovisual com inteligência artificial” entre os dias 21 e 23 de junho, sexta a domingo, das 9h30 às 13h30, com oferta de 30 vagas para o público a partir de 16 anos.


A oficina “Vídeo-maleta Criação Audiovisual” é um cruzamento entre arte sonora e visual, narrativas coletadas e criação digital. Foi idealizada pelo francês Jerôme Lopez com o propósito de criar uma performance audiovisual.


Já a oficina “Da ideia à tela: processo de realização de um filme de animação” será ministrada pela animadora, autora, diretora de filmes de animação e artista de storyboard, Rosana Urbes.


“Narrativas Sonoras” é a oficina ministrada por Bianca Martins que apresentará a cadeia de trabalho dentro do departamento de som nas produções audiovisuais, abordando desde conceitos básicos da captação do som direto no set de filmagem até os elementos da banda sonora e aspectos criativos.


A oficina “O cinema na sala de aula”, visa apresentar o cinema como recurso didático-pedagógico no contexto de ensino e aprendizagem, será realizada de 20 e 21 de junho, quinta e sexta, das 14h às 17h.

“Direção de arte: a estética da cena” é a oficina que vai introduzir os principais conceitos e características que envolvem a direção de arte de um filme ou outro tipo de produção audiovisual. Ministrada por Maria Cecilia Amaral.

MASTERCLASSES INTERNACIONAIS

Nesta edição serão promovidas três masterclasses internacionais ministradas por convidados da Argentina, Chile e Colômbia. Dentre eles, está a gestora cultural argentina, Cielo Salviolo; o cineasta-pesquisador e filósofo colombiano, Sebastian Wiedemann; a animadora paulista Rosana Urbes; o artista gráfico francês, Jerôme Lopez, dentre outros.

As inscrições são gratuitas.

Infância e cultura digital na escola” é o tema da masterclass ministrada por Cielo Salviolo, da Argentina. Gestora cultural, consultora e pesquisadora em comunicação e infância, ela é produtora especializada em conteúdos e formatos audiovisuais infantis. Débora Nakache, da coordenação Rede Kino Argentina, será a mediadora da atividade que vai acontecer no dia 21 de junho, sexta, das 17h30 às 19h30. São 25 vagas para pessoas com mais de 18 anos.

Ações de preservação digital na Cineteca Nacional do Chile” será conduzida pela chilena, Macarena Bello, que apresentará um panorama dos trabalhos realizados pela instituição com destaque para as ações de preservação digital. Criada em 2006, a Cineteca Nacional do Chile é uma das mais recentes e ativas Cinematecas da América Latina. Em quase duas décadas de atividade tem atuado de forma sistemática em prol da conservação e da valorização do patrimônio audiovisual chileno, com ênfase na formação e na preservação digital. Desde então se tornou um modelo para o setor e uma referência para a região. A masterclass está marcada para o dia 22 de junho, sábado, das 16h45 às 18h, e será mediada pelo curador José Quental. São 25 vagas disponíveis para pessoas com mais de 18 anos.

Ecologia de imagens em desaceleração” vai acontecer no sábado, 22 de junho, das 17h45 às 20h, ministrada pelo cineasta-pesquisador e filósofo colombiano, Sebastian Wiedemann. Em meio ao ruído audiovisual que nos cerca, como uma espécie de aceleracionismo mediático que substitui o cinema e a cultura por “produção de conteúdo”, o que podemos fazer para desacelerar as imagens? Este é um dos questionamentos propostos na masterclass que terá mediação de Wenceslao Machado de Oliveiram, da coordenação Rede Kino. Nesta atividade, que conta com 25 vagas, a faixa etária é a partir de 18 anos.

Fonte: Universo Produções

Foto: Workshop 18 CINEOP – navegando por arquivos e acervos – introdução à pesquisa audiovisual – Foto Jackson Romanelli