OURO PRETO – Estão abertas as inscrições para bolsistas no I Festival de Piano da Escola Saramenha de Artes e Ofícios. O Festival acontece de 7 a 17 de julho em Ouro Preto, e é dedicado aos profissionais e estudantes de música. No processo seletivo, serão selecionados 10 jovens pianistas de nível avançado que receberão bolsa integral para participar das atividades ministradas por Cristian Budu, consagrado pianista que vem se destacando como um dos ícones da nova geração da música clássica internacional.

As bolsas de estudo no I Festival de Piano da Escola Saramenha Artes e Ofícios contemplam também hospedagem e alimentação para os artistas selecionados. Os interessados em participar do processo seletivo devem observar as disposições no Edital do Festival na página da Saramenha Artes e Oficios enviando o material solicitado até o dia 31 de maio. O resultado será divulgado no dia 5 de junho de 2022. Um dos bolsistas será indicado para atuar como camerista da edição 2022 do Festival Artes Vertentes, em Tiradentes. Todas as informações podem ser acessadas no site do evento, www.saramenhaarteseoficios.com.br, ou solicitadas pelo e-mail contato@saramenhaarteseoficios.com.br

SOBRE O I FESTIVAL DE PIANO DA ESCOLA SARAMENHA DE ARTES E OFÍCIOS

Com uma ampla programação que envolve cursos, oficinas e concertos, o I Festival de Piano da ESAO resgata o clima dos antigos festivais de inverno, quando os artistas se reuniam durante o mês de julho nas cidades históricas mineiras para aprimorar suas técnicas e enriquecer seus currículos por meio do intercâmbio de conhecimentos, práticas e experiências, com mestres de notório saber artístico. O Festival de Piano nasce com a direção artística e tutoria do consagrado pianista Cristian Budu, formado em Piano pela USP, com graduação no New England Conservatory de Boston, Estados Unidos. Cristian figura na lista “Top 50 Greatest Chopin Recordings” da Gramophone Classical Music Awards, uma das honras mais importantes concedidas aos profissionais da música clássica mundial. Ele também é o vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil, concurso histórico da Suíça, onde foi agraciado com outras duas premiações, incluindo o Prêmio indicado pelo Público, uma conquista classificada pela crítica especializada como a mais importante do piano clássico brasileiro das últimas três décadas. Cristian também chegou a atuar como solista da Orquestra Sinfônica de Lucerna, Orquestre de la Suisse Romande, Orquestra Sinfônica da Rádio de Stuttgart, e já realizou concertos em salas como Jordan Hall, Liederhalle, KKL, LAC de Lugano e Ateneu de Bucareste.

SEMANA DO CANTO

Dando continuidade às propostas do Festival de Piano, a ESAO irá promover, na semana seguinte, atividades voltadas para o aperfeiçoamento vocal. De 20 a 24 de Julho, Cristian Budu convida Chico Campos e Yuri Pingo para ministrarem oficinas na área de canto dedicadas aos vocalistas da região, em especial, às cantoras que interpretam as “Verônicas” das Semanas Santas das cidades históricas mineiras, aquelas que entoam cantos nas tradicionais procissões de Sexta-feira da Paixão.

SOBRE SARAMENHA ARTES E OFÍCIOS

“A Saramenha Artes e Ofícios, fundada em 1998, com a missão de resgatar para Ouro Preto a fabricação da mais antiga cerâmica vidrada brasileira, a Cerâmica Saramenha, logo estendeu sua vocação para outras áreas, e ao barro da cerâmica se juntaram madeira e o metal. O fabrico de diversos produtos daqueles três materiais, em linhas sempre ligadas a tradição do viver brasileiro, norteou a necessidade da preservação dos Saberes & Fazeres com que vinha carregada esta produção, e logo, uma vida própria de um Centro Cultural foi se moldando, com a promoção de cursos, palestras e eventos. E caminho natural criou-se a Escola Saramenha Artes e Ofícios, ESAO, voltada a promover cursos e estudos, já agora incluindo a música, a dança, o teatro, artes plásticas, sem nunca esquecer o sentido principal de um verdadeiro centro de pensamento: o desenvolvimento humano. Parcerias com instituições de ponta – brasileiras e estrangeiras – foram estabelecidas e com finalidade de ser a mantenedora da Escola Saramenha Artes e Ofícios, nasceu a Fundação Ayres Lage, tendo como braço de execução de seus projetos a Palco Marketing Cultural.”
Paulo Rogerio Ayres Lage – Diretor ESAO

Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto