Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

O SISU é um sistema informatizado que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para disponibilizar as vagas na universidade pública. Esse sistema foi criado em 2010 pelo Ministério da Educação e é dirigido aos que fizeram as provas do Enem. Os candidatos que desejam ingressar na Universidade devem ficar atentos, pois as inscrições para participação no SISU começam em 15 de fevereiro de 2022 e vão até o dia 18 de fevereiro de 2022.

Como fazer? Com o número de inscrição e senha do Enem, os interessados podem acessar as vagas disponíveis pelo site do SISU. Conforme as regras do programa, o candidato pode fazer até duas opções de curso por ordem de preferência, instituição, local de oferta, turno e modalidade de concorrência. Cada curso exige uma nota mínima, que pode ser consultada no momento da inscrição. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 22 de fevereiro de 2022 e o candidato será selecionado em apenas uma de suas opções, caso tenha obtido nota suficiente para classificação.

Aos que conseguirem se classificar, o Diário de Ouro Preto recomenda que não deixem para última hora a organização dos documentos exigidos para ingresso na Universidade. Além do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um documento original com foto (identidade ou CNH), o aluno vai precisar do Certificado de Conclusão do Ensino Médio e do Histórico Escolar. Esses dois documentos devem ser solicitados na instituição de ensino onde o candidato concluiu o Ensino Médio, ou seja, no último colégio onde o aluno estudou.

Os calouros também vão precisar de apresentar certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência atualizado, uma foto 3×4 (atual), título de eleitor (maiores de 18 anos), e comprovante de estar em dia com a justiça eleitoral e, no caso dos rapazes, com o serviço militar também.

Se o candidato tiver direito ao sistema de cota, além dos documentos que listamos, deverá providenciar alguns outros como comprovante de estudo integral do Ensino Médio em escola pública, comprovante de renda familiar com documentos de todos que compõem o grupo familia, dentre outros que atestem o direito.

O ENEM do ano passado aconteceu em meio a uma crise histórica no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP, que carrega a responsabilidade de atuar nas ações educacionais no Brasil. A entidade se viu cercada de denúncias de interferência no conteúdo do exame e de assédio moral. Em consequência disso, e também das dificuldades impostas pelo surto do coronavírus, o Enem 2021 foi marcado pelo menor número de participantes e pela menor proporção de inscritos pretos, pardos, indígenas e pobres de todos os tempos.

SISU E FIES

Além do período de inscrições do SISU (15 a 18 de fevereiro), já estão definidos também os prazos de para o ProUni, o Programa Universidade para Todos, que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino, e para o FIES, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, que financia a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.

ProUni: 22 a 25 de fevereiro
Fies: 8 a 11 de março

Todos os processos seletivos, SISU, ProUni e Fies, só acontecerão depois da divulgação dos resultados do Enem 2021, previsto para o dia 11 de fevereiro.