No último fim de semana, durante os dias 14 e 15 de setembro, Mariana recebeu mais uma vez a competição de mountain bike “Iron Biker”. O evento aconteceu na Praça Gomes Freire (Jardim), tendo o percurso dos ciclistas passado por vários distritos da cidade.
De acordo com Lucas Fonda, um dos organizadores do Iron Biker, o maior desafio da competição neste ano foi o clima: “A expectativa que a gente tinha para esse ano era de muito calor. Muito anseio, porque a gente estava muito preocupado com essa questão. Há 10 dias, a dúvida era se o evento ia acontecer.”
Lucas também comentou que algumas alterações foram feitas para que o percurso fosse feito em segurança: “A gente conseguiu remanejar alguns pontos do percurso, ampliamos alguns pontos de hidratação e o evento foi um sucesso. A gente fica muito feliz por ter realizado a 31ª edição do Iron Biker. Esse ano largaram aproximadamente 1500 atletas de quase todos os estados brasileiros”, ressalta o organizador.
Os ciclistas consideram o Iron Biker como uma competição que evolui a cada ano. A atleta Aline Souza, de Catas Altas da Noruega, conta sua experiência: “Foi meu terceiro ano de Iron Biker. Eu achei bem bacana, superação total, percurso bem organizado. Graças a Deus eu consegui primeiro lugar da categoria”.
O carioca Carlos Augusto dos Santos Morais também participou neste ano pela terceira vez e ressalta a relevância da competição: “Eu estou muito feliz. Cada ano que passa melhora, né? Queria dar os parabéns ao Lucas Fonda. Só alegria!”
Além de proporcionar um fim de semana para os atletas turistas, o Iron Biker proporcionou seu espaço e público para comerciantes marianenses. Os hotéis, bares e restaurantes da cidade conseguem alcançar diferentes pessoas durante os dois dias de competição.
No sábado, os membros da Associação dos Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida tiveram a oportunidade de cozinhar e vender o prato “arroz com costela”, feito na hora. O presidente da Associação, Thalisson Maia, considera o Iron Biker como uma grande chance de crescimento do turismo: “A gente consegue chamar a atenção para Mariana para algo que é sua vocação, para o turismo, esse turismo de aventura. As pessoas que chegam acabam por conhecer também o nosso turismo religioso, que é algo muito forte. Elas conhecem, um pouco dentro do nosso projeto aqui, a nossa gastronomia. Eles têm essa oportunidade de difundir o nome da cidade de Mariana. Especialmente após o rompimento da barragem, onde Mariana ficou conhecida como a cidade da lama.”
A senhora Vera Lucia Dias Duarte Joly, membro do Conselho Municipal de Cultura, afirma que reivindicou junto com seus colegas a participação das artesãs nos eventos públicos da cidade. Dessa forma, durante o Iron Biker, diversas artesãs expuseram e venderam seus trabalhos no Jardim. Para Vera, o fim de semana ajudou na visibilidade das artesãs: “Os turistas perguntam ‘vocês são aqui de Mariana?’, porque a gente não tem essa visibilidade. Então, mesmo que a gente não tenha um percentual bom de vendas, nós temos uma divulgação desse coletivo e das artesãs também.”
O Iron Biker é a maior prova de mountain bike da América Latina e acontece em Mariana desde 2013. O evento é um grande incentivo ao esporte e também uma oportunidade econômica para a cidade.
Por Marcella Torres
Fotos: Samuel Consentino/Iron Biker
Na foto destaque: Lukas Kaufmann 1º lugar masculino e Karen Olimpio – 1º lugar feminino