As Unidades Básicas de Saúde de Itabirito receberam este mês um importante reforço para a atenção primária de saúde da população: novos equipamentos voltados ao atendimento de saúde, equipamentos tecnológicos e mobiliário. As doações foram feitas pela Vale, por meio do Programa Ciclo Saúde, e fazem parte da segunda entrega do programa ao município. No total, Itabirito recebeu mais de 400 itens, que incluem macas, termômetros, oxímetros, cadeiras para coleta de sangue, computadores, tablets e roteadores, cadeiras, mesas, projetores, televisores, ventiladores, entre outros.
O Ciclo Saúde é uma tecnologia social desenvolvida pela Fundação Vale. Desde 2019, vem sendo utilizado também para o fortalecimento da Atenção Básica em comunidades impactadas pelo rompimento da Barragem I e dos territórios evacuados. “Atuamos para fortalecer a atenção básica dos municípios oferecendo apoio à gestão, capacitação permanente aos profissionais de saúde e equipagem de 100% das Unidades Básicas de Saúde”, explica a gestora do programa na Reparação da Vale, Juliana Bahia. “Essa ação reforça o compromisso da Vale com a reparação integral e o bem-estar das comunidades atingidas”, completa.
Em abril, a Vale também concluiu a reforma de seis ambulâncias de Itabirito – mais da metade da frota da rede municipal de saúde, que conta com 11 veículos -, em parceria com a prefeitura municipal. Está prevista, ainda, para este ano, a reforma da UBS Bom Sucesso. Com os investimentos, os cerca de 52 mil itabiritenses têm um incremento importante na rede pública de saúde, que contribui especialmente para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.
Iniciativas para o desenvolvimento socioeconômico
Além das ações voltadas para o reforço à rede de saúde municipal, a Vale vem concluindo entregas importantes em Itabirito que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do município. Uma delas é o Projeto Horizonte, que teve início em março e visa a diversificação econômica e geração de emprego em áreas de atuação da Vale. Promovido pela empresa, em parceria com a instituição de educação empreendedora Semente Negócios, o projeto tem como objetivo estimular a criação e desenvolvimento de negócios inovadores por meio da capacitação de pequenos e novos empreendedores.
A Vale concluiu, ainda, as obras de desassoreamento do rio Itabirito, a revitalização da praça 1o de Maio – com a reforma das fontes e da iluminação -, a reforma de três quadras esportivas de escolas municipais, a doação de equipamentos para a Associação de Xadrez do Bairro Praia, que atende adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade, e há dois anos faz contribuições para a tradicional Festa do Pastel de Angu e para o Natal Iluminado da cidade.
Para este ano, ainda estão previstas obras de melhoria nas áreas da educação e lazer, saúde, além de ações de incentivo à agricultura e economia local. Todas as iniciativas fazem parte do Plano de Compensação e Desenvolvimento, que tem o objetivo de recompor, dentro do possível, as condições de vida anteriores dos moradores da região.