Um dos principais pontos da cidade de Mariana passará por reforma de seis meses e já causa polêmica na população. Serão investidos na praça mais de R$ 3 milhões e as obras vão começar em janeiro de 2020

Mariana –  Um dos principais cartões postais da cidade de Mariana, a Praça Gomes Freire, conhecida popularmente como Jardim, passará por um processo de revitalização que vai durar 6 meses. A prefeitura de Mariana divulgou a reforma no dia 12 de Setembro em suas redes sociais, mas a audiência pública que aprovou o projeto aconteceu na última semana, permitindo que as obras tivessem início a qualquer momento, o que gerou na população insatisfação e dividiu opiniões. Durante o tempo de revitalização o Jardim deverá permanecer fechado. A Praça está situada no centro da cidade e é um dos principais pontos turísticos de Mariana, além de ser bastante frequentada pelos moradores da cidade.

Projeto de revitalização da Praça Gomes Freire

Estima-se que sejam investidos mais de R$ 3 milhões na revitalização do Jardim. Dentre as mudanças que serão feitas durante a obra estão a troca de piso, remanejamento das árvores, novo sistema de iluminação, instalação de câmeras de segurança e ponto fixo para policiais militares, bem como a construção de banheiros públicos, palco permanente e o nivelamento das ruas com a praça. O projeto busca adaptar a Praça às novas realidades da cidade, mas sem perder a essência e caráter histórico. 

Mariana foi a primeira capital, a primeira vila, a primeira sede do bispado e a primeira cidade do Estado. Atualmente a cidade guarda um importante acervo cultural e histórico mineiro para o Brasil. Para a população a Praça é parte deste acervo. O Jardim é o ponto favorito dos moradores, seja para o lazer ou fazer o horário de almoço, como é o caso da vendedora Flaviane Solto, que vai ao Jardim todos os dias e para ela essa reforma é desnecessária: “isso daqui é a cara da cidade. Vai mudar o quê aqui? Eu trabalho aqui do lado, se fechar isso daqui aonde eu vou fazer meu horário de almoço?”, disse. 

A expectativa era que as obras tivessem início ainda este ano e duração de seis meses. Mas os moradores da cidade tem se posicionado contra a reforma e fizeram até mesmo um abaixo-assinado na internet. A petição foi destinada diretamente ao prefeito Duarte Júnior. Para a comerciante Maria Luiza: “não tem necessidade de fazer todas essas coisas que eles estão falando. Mariana precisa de muito mais coisas do que reformar esse Jardim”, afirma. Já a estudante Grazi Mol diz que essa reforma será importante para o turismo da cidade: “é preciso ter um cuidado maior com o Jardim. Investir no Jardim é uma boa, já que o nosso meio de vida era a mineração. Voltar mais pro turismo seria bacana.” conta a estudante.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Mariana divulgou na manhã desta quinta-feira (21) que em virtude dos pedidos dos comerciantes entorno da Praça, o fechamento do Jardim acontecerá no dia 02 de Janeiro do próximo ano. As obras serão iniciadas no dia 16 do mesmo mês. A assessoria ressaltou ainda que como se previa o fechamento da Praça Gomes Freire, o Jardim não foi contemplado no projeto de iluminação do Natal de Luz deste ano. Entretanto, a administração municipal afirmou que “tomará todas as providências necessárias para iluminar o local, ainda que de maneira mais modesta, se comparada a anos anteriores.”


Imagens do Projeto de Revitalização da Praça Gomes Freire divulgadas pela Fundação Renova

Por Dreikon Barbosa