Na última sexta-feira (16/08) iniciou oficialmente em todo o Brasil as campanhas eleitorais municipais. Em Mariana, há três candidatos registrados para a disputa do executivo: Bruno Teixeira (PSTU), Juliano Duarte (PSDB) e Roberto Rodrigues (PL). O Diário de Ouro Preto conversou na última segunda-feira (19/08) com Juliano, que hoje é um dos vereadores do município.
Juliano, como está sua campanha junto com Sônia Azzi?
Bom, nós registramos a nossa candidatura, Juliano Duarte, número 40, juntamente com a minha vice, que é a vereadora Sônia Azzi. Fiz questão de trazer uma mulher para compor a chapa nossa, para que a mulher participe também da vida pública, já que o maior eleitorado em Mariana, em Minas e no Brasil é feminino. E infelizmente cada vez mais as mulheres estão ausentes de cargos eletivos e de também cargos executivos. Então, a Sônia vem para somar, para completar, que é uma vereadora muito atuante e tem um trabalho social muito forte na cidade de Mariana.
Quais as expectativas para o período eleitoral?
As expectativas são as melhores possíveis, o cenário eleitoral está sendo muito tranquilo, a nossa caminhada está sendo muito leve, a gente está tendo, graças a Deus, uma excelente aceitação da população, até muito maior que nós esperávamos. Então, nós seguimos a nossa caminhada, a nossa campanha, já divulgamos nas nossas redes sociais semanalmente a nossa agenda de comício. Mesmo estando com uma campanha relativamente tranquila, nós fazemos questão de visitar todos os bairros, distritos e subdistritos de Mariana. Visitando a população, ouvindo os anseios da comunidade, as demandas para que no próximo ano a gente possa iniciar um mandato com muito trabalho e já reconhecendo todos os problemas, que nós vamos ouvir, e que no próximo ano a gente vai trabalhar para resolver e fazer a mudança que a população espera da nossa gestão.
Qual o seu maior anseio de mudança em Mariana para esse possível mandato?
Olha, nós estamos construindo um plano de governo participativo. Inclusive, lançamos um site onde as pessoas deram a sua contribuição. E o nosso plano de governo, ele é muito completo, né? Não existe uma pauta específica, na verdade são várias pautas, são vários problemas que a cidade de Mariana tem. Mas posso adiantar que a gente vai trabalhar muito para melhorar a saúde pública da cidade, que infelizmente nos últimos anos ela caiu consideravelmente. Nós vamos investir muito em segurança pública. A população de Mariana hoje sofre com roubos, furtos e assaltos. Então a gente vai reforçar e potencializar a segurança pública na nossa cidade. Nós vamos investir muito no sistema de abastecimento e distribuição de água de Mariana. Hoje a nossa cidade é um município em que muitos bairros faltam água. Em determinadas ruas, somente Caminhão Pipa que está abastecendo. Mariana tem uma projeção de receita esse ano de 914 milhões que está na nossa lei orçamentária que foi aprovada pela Câmara. Vamos também investir muito num plano habitacional, trazer políticas habitacionais concretas para que Mariana tenha um crescimento organizado e ordenado. Trazer o programa “Minha Casa Minha Vida” para atender a nossa população, já que o município não vem investindo em políticas públicas de habitação e a cidade vem crescendo de forma desordenada com várias ocupações em várias áreas da nossa cidade. Vamos também investir muito na educação, na abertura de novas creches para criar mais vagas, porque nós temos uma fila muito grande de crianças aguardando vagas em creches, vamos levar asfalto também aos distritos e subdistritos que ainda não têm asfalto. Nós temos um plano de governo muito completo, além de buscar também a diversificação da nossa economia, não ser somente dependente da mineração. A maioria da receita, quase 70% da receita do município, está ligada diretamente à mineração. Então a gente quer promover também um distrito industrial trazendo empresas que não sejam ligadas no ramo da mineração para que Mariana não fique dependente somente de uma fonte de renda. Então são muitas atuações que o nosso governo pretende fazer, nós vamos enxugar a máquina pública. O município hoje tem um excesso de pessoas contratadas. Vamos diminuir também o número de festas e eventos que a prefeitura vem realizando, custos muito altos, a gente quer reduzir para que tenha de fato poder de investimento para resolver os problemas que são crônicos da cidade.
Existe algum planejamento para as pessoas atingidas pelo rompimento da Barragem do Fundão?
Cada pessoa que de fato foi atingida tem uma ação individual contra a Fundação Renova. Então, o município sempre acompanha o direito dos atingidos para que ele seja justo. Cada atingido tem o seu advogado pessoal, porque são ações individualizadas. E também existem ações coletivas, que são ações do município de Mariana contra a Fundação Renova. Então, nós temos um mandato de quatro anos, porque nos últimos anos, Mariana teve quatro prefeitos, tendo uma instabilidade política na cidade. Fica muito mais fácil negociar e cobrar das mineradoras e também da Fundação Renova reparações justas para a cidade de Mariana e também para os atingidos.
Por Marcella Torres
Foto: Lançamento da candidatura – Marcelino Castro