Ouro Preto – Na tarde deste domingo, 4/08, os partidos MDB, Podemos, União Brasil e PRD realizaram suas convenções partidárias na escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa, para a escolha dos candidatos a vereadores e a prefeito de Ouro Preto. A coligação “Frente Popular por uma Ouro Preto Melhor”, inicialmente realizaria as convenções no último dia do prazo legal, que encerra nesta segunda-feira, 5/08.

Durante a convenção ficaram definidos quatro nomes para compor a chapa como vice-prefeito, entre eles Tico Miranda, Luciene Kennedy, Júlio Ernesto e o ex-vereador, Geraldo Mendes. A definição será feita entre os partidos.

Júlio Pimenta e os quatro possíveis candidatos a vice na chapa

Júlio Pimenta disse que todos podem andar de cabeça erguida na busca de votos, que todos são ficha limpa, que ele não tem nenhum processo. “Nós não somos um grupo, aqui é uma família, aqui é união, aqui é força, aqui é honestidade, lealdade. Aqui é olho no olho, aqui é respeito, aqui é credibilidade, aqui é ficha limpa. Nós não temos nenhum processo saindo dessa convenção, nós seremos um candidato que terá o seu registro plenamente deferido. Não teremos nenhum pedido de contestação à nossa candidatura”.

De acordo com Júlio Pimenta, ele foi o prefeito que mais construiu casas populares, em Antônio Pereira no residencial Dom Luciano e em Cachoeira do Campo, na Vila Alegre.Ele questionou sobre a casa de apoio para acolher os moradores dos distritos, que a atual administração não deu manutenção nas quadras de esportes, nas academias ao ar livre.

Segundo Júlio Pimenta, muitas pessoas que estão acompanhando Angelo Oswaldo já estiveram com ele em sua gestão e não voltarão na próxima, disse que foi sabotado por pessoas que passaram para o lado do atual prefeito. “Olhar quem está acompanhando ele, nos dá vontade de ir de casa em casa para pedir votos”.

O candidato disse que será a eleição do tostão contra o milhão. “Temos legitimidade, somos nascidos e criados em Ouro Preto”, frase direcionada aos concorrentes do PV e Republicanos.

Sobre a Saneouro, Júlio Pimenta disse que o saneamento básico é importante e que o Angelo Oswaldo concedeu 2 aumentos da tarifa, que ele não deveria ter deixado começar a cobrança da tarifa. Disse que fez a concessão e que com ele na prefeitura a tarifa foi baixa e justa, ele defende que não seja cobrado o esgoto. “Quando alguém falar com você ‘mas ele que trouxe’, respondam  “ele que trouxe, ele é quem vai resolver”.

Júlio questionou o fim da agência reguladora. Para ele, hoje não tem como a população cobrar da Saneouro, pois o Procom é da prefeitura. “Nós queremos uma agência reguladora forte, para fiscalizar a empresa, para enquadrar empresa, para fazer com que ela assuma o trabalho corretamente, que cobre preço justo de toda a população eu não tenho rabo preso com nenhuma empresa”. 

Para Júlio é necessário ter um prefeito de pulso para lidar com a Saneouro, ele culpa Angelo Oswaldo pelo aumento do valor da tarifa e sobre a concessão explicou que “o Ministério Público já investigou e viu que não tinha nada de errado. O que falta é gestão, é um prefeito de pulso, é um prefeito que fale verdade. É um prefeito que não engana a população como esse prefeito atual enganou. Enganou a todos fez o povo de Ouro Preto de  palhaço e depois falou que não tinha nada com isso[…] hoje está tudo na rede social, o que falar está gravado, a população ficou com a mentira e o pior criou dificuldade aumentou a tarifa em 35%. Gente foi ele que aumentou a conta num primeiro momento em 13% e depois outros de 22%, na gestão dele” e disparou.

O candidato também disse que a atual gestão municipal teve muito recursos e poucas entregas. Um dos exemplos, apresentados por ele, é o valor gasto com as obras do Morro da Forca e da Volta do vento, que dava para construir duas Unidades de Pronto Atendimento como a UPA Dom Orione.

 O Partido da Renovação Democrática (PRD), antigo Patriota, não teve prazo para cadastrar os possíveis candidatos a vereador. O presidente da legenda em Ouro Preto, Júlio Ernesto Füzessy explicou que a sigla que tem executiva municipal, mas não houve tempo hábil para filiar os possíveis candidatos a vereador, pelo fato de ter conseguido a registrar o partido dois dias antes do fim do prazo de filiações.

A Convenção foi encerrada com uma oração puxada por Dona Anna Pimenta.

Por Marcelino de Castro

Fotos: Marcelino de Castro/diariodeouropreto.com.br