O Comitê Gestor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto informou que a partir desta sexta-feira, 11 de março, os 10 leitos destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes de Covid-19 serão desativados.

Não apenas em razão da queda do número de pacientes em quadro clínico grave, mas essa desmobilização se dá também porque o Governo do Estado interrompeu no mês passado o repasse de recursos para manutenção desses leitos.

Segundo o secretário de Saúde Leandro Moreira, a desativação já estava prevista. Ele conta que, antes do surto do coronavírus, a Santa Casa de Ouro Preto mantinha 10 leitos de UTI para todas as comorbidades, sendo um para caso de isolamento. Com a chegada da pandemia, outros 10 leitos foram criados e, em 2021, ainda com grandes filas de espera, a Santa Casa inaugurou mais 10 leitos provisórios específicos para o Covid. Já era sabido pelos gestores que estes seriam desativados na medida em que houvesse um declínio dos índices de contaminação, seguindo uma proposta de fechamento gradual que teve início em novembro do ano passado.

Com o avanço da cobertura vacinal e a redução da busca por vagas na UTI, tanto o Estado como o Ministério da Saúde informaram recentemente que os repasses para manutenção dos leitos provisórios seriam cessados em fevereiro de 2022. Especialistas da Prefeitura e do Hospital da Santa Casa, ao avaliarem as taxas de procura e ocupação, também concordam que o momento permite essa desmobilização. O secretário de Saúde de Ouro Preto explica que, de acordo com as políticas públicas de Saúde, os pacientes com Covid passam agora a ser internados nos leitos convencionais. Ele conta ainda que os protocolos que regem as necessidades de uma microrregião sugerem a existência de 1 leito para cada 10 mil habitantes: “Somos 185 mil habitantes em nossa microrregião, precisamos de 19 leitos para atender essa população, e o legado que a pandemia nos deixa é que estamos agora com 20 leitos definitivos, sendo 2 para isolamento”, diz Moreira.

Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto