O deputado estadual Leleco Pimentel (PT) marcará presença na celebração que ocorrerá no próximo sábado, 23/11, às 19h30, na Igreja de Santa Efigênia, em Ouro Preto. A missa foi organizada pelos atingidos e atingidas, do bairro Taquaral, para celebrar as indenizações recebidas pelas famílias que se encontravam em área de risco de deslizamentos e enchentes. 

A celebração será uma ação de graças pela conquista, após muitos anos de luta dos moradores que tiveram que sair de suas casas para salvar suas vidas. As indenizações consistem em um acordo com a prefeitura no valor máximo 170 mil por núcleo familiar para famílias que precisaram abandonar suas casas. 

Segundo Pedro Moreira, gerente de Habitação, o acordo é resultado do processo de desapropriação, que é parte do REURB/Taquaral resgatado em 2021 pela atual gestão da prefeitura. “O deslizamento de 2022 obrigou mais famílias a saírem da região e, desde então, a prefeitura buscou um caminho para conseguir resolver esse problema. A solução foi decretar o REUB e estudar quais casas precisariam ser desapropriadas e demolidas.” 

No início deste ano, foi realizado um chamamento público para que as famílias interessadas na negociação e que se enquadrassem nos critérios de risco fossem indenizadas. 

Segundo Pedro Moreira, algumas famílias receberam indenizações e outras foram para as casas novas do Vila Alegre. “Estamos dando uma resposta definitiva, porque essas famílias iam e voltavam, então hoje ninguém mais está na área de risco e 28 já tiveram uma resposta definitiva da política habitacional” 

O deputado Leleco Pimentel, que participou dos resgates e esteve junto das vítimas e familiares, se mostrou orgulhoso por poder celebrar com a comunidade de Taquaral. “Este problema já perdura por mais de 20 anos e foi agravado pelas chuvas de 2022. Estive pessoalmente com as famílias de Taquaral, ajudando no resgate dos atingidos e lutando pela reparação. Agora, estou ansioso para celebrar com todos, não apenas as indenizações, mas também a força e a coragem de cada morador, que, juntos, conseguiram superar esse período tão difícil”, destacou o deputado. 

A previsão é que no início do ano que vem a prefeitura abra outro chamamento público para finalizar o processo de indenização das famílias.